Primeiro trimestre 2013 desastroso para vendas de PC

Primeiro trimestre 2013 desastroso para vendas de PCPublicado em 15/04/2013 00:17 em Destaques

As consultoras IDC e Gartner, embora apresentando estimativas diferentes de vendas, coincidem em que o primeiro trimestre de 2013 foi desastroso em termos de vendas de computadores pessoais (PC).

A consultora e analista de mercados IDC afirma que as vendas mundiais de PC caíram 13,9% homólogos (face ao mesmo período do ano anterior) no primeiro trimestre, a queda mais pronunciada num trimestre, para 76,3 milhões de unidades.

Por seu turno, a Gartner indica que foram vendidos 79,2 milhões de PC no primeiro trimestre, o mais baixo nível desde o segundo trimestre de 2009 e uma queda homóloga de 11,2%.

A IDC salienta que as vendas de computadores caíram significativamente em todas as regiões do mundo, sublinhando que os «mini-notebooks» foram «corridos» do mercado de baixa gama, enquanto os tablets e smartphones continuam a atrair os consumidores.

O mercado dos Estados Unidos caiu 12,7% homólogos, para 14,2 milhões de unidades, na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) as vendas baixaram também a dois dígitos e na Ásia/Pacífico recuaram um recorde de 12,7%, indica.

O esforço dos fabricantes de computadores para imporem os portáteis de elevado desempenho e ultra-finos esbarraram no preço elevado e numa fraca recepção ao Windows 8 e a indústria de computadores ainda não identificou as inovações capazes de diferenciarem suficientemente os PC dos outros produtos, acrescenta a IDC.

Bob O’Donnel, vice-presidente da IDC salienta que o lançamento do Windows 8 não só falhou em dinamizar o mercado de PC, como parece ter provocado um abrandamento.

«Enquanto alguns consumidores apreciam as novas funcionalidades e a sensibilidade ao toque do Windows 8, as mudanças radicais da interface de utilizador, o desaparecimento do familiar botão «iniciar» («start») e os custos associados a ecrãs sensíveis ao toque tornaram os PC uma alternativa menos atractiva face aos tablets e outros dispositivos alternativos», observa O’Donnel.

David Daoud, director da IDC, considera que a redução de vendas de PC não é surpresa mas a sua magnitude é «surpreendente e preocupante» de conduz a uma encruzilhada estratégica que obriga a indústria a escolhas estratégicas para competir com a proliferação de dispositivos alternativos.

A IDC indica que a HP manteve a liderança do mercado mundial, seguida da Lenovo, da Dell, da Acer e da ASUS, um «top cinco» idêntico ao anunciado pela Gartner.

A Gartner afirma que as grandes reduções de vendas de computadores se devem ao mercado de consumo, devido à migração dos particulares para outros dispositivos como tablets e smartphones, enquanto o segmento empresarial cresceu, dinamizado pela substituição de PC.

Segundo a Gartner, as vendas de PC caíram 9,6% no primeiro trimestre, na região EMEA baixaram 16% e na Ásia/Pacífico recuaram 10,3%.

Ainda sem comentários