O fabricante canadiano Research in Motion (RIM lançou terça-feira em Portugal o seu novo smartphone BlackBerry Z10, o primeiro da redesenhada plataforma BlackBerry 10 e a aposta da companhia para se recolocar entre as marcas líderes de smartphones.
A Vodafone e a TMN anunciaram que têm já disponível o BlackBerry Z10, que a empresa fabricante diz estar também disponível em parceiros da distribuição.
O Z10, o mais rápido smartphone da BlackBerry, vem com um processador «dual core» a 1,5 GigaHertz (GHz), tem 2 gigabytes (Gb) de memória RAM, 16 GB de armazenamento interno, suporta cartões de memória até 64 Gb e tem um ecrã multi toque de 4,2 polegadas de alta definição e câmara de 8 megapíxeis.
Vem com tecnologias móvel LTE (quarta geração móvel) e NFC – Near Field Communication, que facilita os pagamentos móveis.
O Z10 inclui o BlackBerry Hub, que permite gerir correio electrónico pessoal ou profissional, o BlackBerry Messenger (BBM),actualizações ou notificações de redes sociais.
O novo modelo vem com a tecnologia «Time Shift», que permite que a câmara digital capte fotografias de grupo e selecione as melhores expressões de cada elemento para criar uma foto mais perfeita e com o «Story Maker», que reúne uma colecção de fotos e vídeos e as mistura com música e efeitos para produzir um filme em alta definição.
A companhia canadiana anunciou recentemente que a loja online da marca ultrapassou as 100 mil aplicações para a plataforma BlackBerry 10.
A BlackBerry, até há pouco anos considerada a marca de smartphones profissionais por excelência, perdeu nos últimos anos peso no mercado com o maior relevo dado ao entretenimento e foi ultrapassada pela Apple (iPhone) e pela plataforma Android, em particular pelos smartphones Samsung.
A RIM aposta agora em smartphones com características profissionais mas também com a vertente de entretenimento, com ecrã multi-toque, aposta nas aplicações e ligação pré-instalada para redes sociais, sem deixar de manter um enfoque no segmento profissional.
A RIM desenvolveu a solução «Secure Work Space», gerida pela plataforma «BlackBerry Enterprise Service 10», permite uma separação total entre os dados pessoais e empresariais contidos no mesmo terminal e inclui aplicações seguras para email, calendário, contactos, tarefas, notas , motor de busca seguro e edição de documentos, recentemente também disponibilizada pela RIM para as plataformas iOS (Apple) e Android (Google).