Smartphones vão exceder telefones tradicionais já em 2013

Smartphones vão exceder telefones tradicionais já em 2013Publicado em 05/03/2013 01:36 em Destaques

As vendas mundiais de smartphones deverão começar a exceder as de telefones tradicionais já no ano em curso, em base anual, prevê a consultora e analista de mercado IDC.

A IDC prevê que em 2013 sejam vendidos em todo o mundo 918,6 milhões de smartphones, representando 50,1% das vendas mundiais de telemóveis.

Aquela analista de mercado salienta a queda dos preços dos smartphones e destaca o efeito nas vendas do lançamento da tecnologia de quarta geração móvel LTE – Long Term Evolution, que permite maiores velocidades de transmissão de dados móveis.

A IDC antecipa que em 2017 se vendam aproximadamente 1 500 milhões de smartphones, que representarão cerca de dois terços do mercado mundial de telemóveis.

Observa que até agora os países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão, representavam a principal fatia da procura de smartphones, mas essa realidade está a mudar gradualmente, nomeadamente com o aparecimento de terminais com preços mais acessíveis.

A IDC salienta que, embora as vendas de smartphones nas economias emergentes tenham ainda um peso relativamente pequeno, as perspectivas futuras são consideravelmente mais altas e a procura de smartphones está a crescer significativamente em países como a China, Brasil e Índia, onde se prevê que a procura de smartphones continue a crescer significativamente até 2017.

A China ultrapassou em 2012 os Estados Unidos como o maior mercado mundial de telemóveis.

A IDC espera que a China se torne o maior mercado mundial de smartphones, com destaque para os terminais de baixo custo baseados na plataforma Android e, em menor grau, iPhones, apesar de um abrandamento face ao actual forte crescimento das vendas. Mas a quota da China no mercado global de smartphones poderá baixar à medida que crescem as vendas no Brasil, na Índia e noutros mercados emergentes.

Nos Estados Unidos, onde a maioria dos telemóveis vendidos já são smartphones, a consultora espera um crescimento mais moderado e admite que o renovado BlackBerry e os telefones com o novo Windows Phone 8 ganhem mais peso num mercado dominado pelos iPhones, da Apple, e pelos terminais com plataforma Android.

A IDC prevê que em 2017 a China represente 30,2% das vendas de smartphones, os Estados Unidos 12,1%, a Índia 10,3%, o Brasil 4,4%, o Reino Unido 3,1% e o Japão 2,5%.

Os maiores crescimentos de vendas entre 2013 e 2017 deverão verificar-se na Índia (quase 460%) e Brasil (130%).

Ainda sem comentários