As vendas mundiais de equipamentos móveis (portáteis, tablet PC, smartphones e telemóveis tradicionais) deverão atingir os 2,6 mil milhões em 2016, com um crescimento médio anual composto de 8%, prevê a consultora e analista de mercado Canalys.
Indica que o segmento de maior crescimento serão os tablets, que até 2016 deverão registar um crescimento médio anual composto de 35%, enquanto os smartphones terão um aumento anual composto de 18%.
A Canalys espera que durante 2013 as vendas de smartphones ultrapassem pela primeira vez as de telefones tradicionais, que apresentam uma tendência de queda.
As vendas de tablets deverão também exceder pela primeira vez as de computadores portáteis em 2014.
A Canalys estima que em 2016 as vendas de smartphones serão cerca do dobro dos 695 milhões atingidos em 2012.
Por sistemas operativos, os smartphones com plataforma Android, da Google, terão um pico de 71% do mercado no ano em curso e deverão reduzir o seu peso até 66% em 2016, acrescenta.
A consultora admite que os telefones Blackberry, ainda que não devam atingir um quinto do mercado mundial que detinham há três anos, deverão recuperar parte do mercado perdido.
No ano passado, a plataforma Android representava 68% do mercado de smartphones, o iOS (iPhone) 20% e o BlackBerry 5%, adianta.
A Canalys destaca que um desafio para as plataformas Android e iOS é o Windows Phone 8, da Microsoft, lançado em Outubro, beneficiando das semelhanças e da crescente adopção do Windows 8 para PCs e tablets, lançado no mesmo mês e cujo preço deverá baixar.
A Canalys aponta, também, para um aumento da adopção do Windows 8 pelas empresas.
Pete Cunningham, analista principal da Canalys, sublinha que a Nokia está a apresentar smartphones de preço baixo mas também precisa de manter uma presença forte na gama alta e considera que a Microsoft para ter êxito com o Windows Phone 8 precisa de cativar mais fabricantes, além da marca finlandesa.
A Canalys estima que as vendas mundiais de tablet PC atingirão os 384 milhões em 2016, com predomínio dos dispositivos com ecrãs de 7 polegadas. O iPad, da Apple, deverá manter a liderança mundial, embora com erosão da sua quota de mercado, que baixará de 57% em 2012 para cerca de 40% em 2016.
Tim Coulling, analista sénior da Canalys, diz que os tablets Android deverão continuar a crescer à medida que fabricantes tradicionais de telemóveis e de computadores apostem mais neste mercado, com os preços a descer.
Observa que a Microsoft tem oportunidades de crescimento neste segmento à medida que mais consumidores e empresas adoptem o Windows 8, mas o preço que praticar será crítico para ter êxito.