A Nokia anunciou dois novos smartphones Lumia, com Windows Phone 8, mais acessíveis e visando chegar a novos segmentos de mercado, e dois telemóveis que incluem o terminal mais barato de sempre da marca
A Nokia indica que o Lumia 720, com preço recomendado de 249 euros (antes de impostos) livre de operador, estará disponível em Hong Kong, Vietname e Singapura no primeiro trimestre e noutros mercados, incluindo Europa, China e India no segundo trimestre.
O Lumia 520, o equipamento com Windows Phone mais acessível da Nokia, estará disponível por 139 euros (antes de impostos) livre de operador e estará chegará este trimestre a Hong Kong e ao Vietname e no segundo trimestre a outros mercados, incluindo europeus, China, Índia e Estados Unidos.
A marca finlandesa apresentou também o seu mais barato telemóvel de sempre, o Nokia 105, com um preço de 15 euros antes de impostos mas que permite acesso à Internet e ao correio electrónico e dispõe de rádio FM, que chegará ao mercado ainda este trimestre.
OL novo Nokia 301 é um telefone de terceira geração com banda larga (3,5 G), câmara digital de 3,2 megapíxeis com gravação de video, vídeo streaming, GPS, rádio FM com RDS e suporte para cartão micro SD até 32 Gigabytes (Gb), que chegará ao mercado por um preço de 65 euros antes de impostos.
A Nokia anunciou que a sua marca HERE irá disponibilizar nalguns mercados a outros fabricantes que utilizam a plataforma Windows Phone os serviços «HERE Maps», «HERE Drive» e «HERE Transit».
A Nokia revelou que tem já disponíveis mais de 130 mil aplicações para Windows Phone e anunciou que os desenvolvedores de aplicações terão acesso a tecnologias exclusivas da Nokia para produzirem jogos e outras aplicações «únicas e inovadoras».
Os anúncios foram feitos no primeiro dia do Congresso Mundial das Comunicações Móveis, a decorrer em Barcelona