Pouco depois da disponibilização do jogo «Temple Run 2» na App Store da Apple, que teve 20 milhões de downloads em quatro dias, alguns sítios Internet começaram a oferecer uma versão falsa do jogo para Android, antecipando-se ao seu lançamento na loja online da Google, indicou a empresa de segurança informática Trend Micro.
A Trend Micro indica que importou versões falsificadas do Temple Run 2 e não detectou software malicioso perigoso, mas algumas enviavam publicidade e não corriam o jogo anunciado. Alguns davam um «wallpaper» ou um puzzle.
A Trend Micro recorda que desenvolvedores suspeitos têm colocado na loja online do Android versões falsas de aplicações e jogos populares como o «Temple Run», «Instagram», «Angry Birds» ou «Farm Frenzy», que a Google tem removido rapidamente.
A Trend Micro recorda que em 2012 foram lançadas 350 mil aplicações maliciosas de risco para Android e prevê que até ao fim de 2013 o número de aplicações maliciosas para Android atinja 1 milhão.
A companhia aconselha os utilizadores a fazerem alguma investigação, nomeadamente a comentários disponíveis na Internet e à reputação do desenvolvedor, antes de fazerem download de uma aplicação.