O líder mundial no fabrico de processadores Intel anunciou um conjunto de novos produtos para dispositivos móveis, com destaque para o primeiro processador Atom quad core de 22 nanometros para tablets e novos processadores para «ultrabooks» (portáteis de alto desempenho com peso e espessura reduzidos) com baixo consumo, até 7 watts.
«O melhor da Intel está a chegar a um dispositivo móvel perto de si», garante Kirk Skaugen, vice-presidente da companhia, citado em comunicado.
Acrescentou que com a quarta geração dos processadores Intel Core, de baixo consumo, a companhia está preparada «para apresentar o maior aumento de eficiência de uma bateria na história da Intel, ao mesmo tempo que inclui novas e mais alargadas interfaces humanas nos dispositivos informáticos, através do reconhecimento facial, por voz, por toque e interacção baseada em gestos».
O novo processador Atom quad-core de baixo consumo destina-se aos segmentos de tablets e de smartphones, em grande crescimento. A Intel admite que as vendas de smartphones cheguem aos 500 milhões de unidades até 2015.
O Atom quad-core com tecnologia de 22 nanometros deverá estar disponível no Verão.
A Intel considera que o novo Atom de baixo consumo permite à Intel integrar novos segmentos de mercado e destaca que a nova oferta inclui várias características topo de gama.
A Intel apresentou a quarta geração de processadores de alto desempenho e baixo consumo destinados a «ultrabooks» e computadores de secretária «all-in-one» (em que o computador está integrado na traseira do ecrã).