Metade dos smartphones vendidos em 2017 terão um custo inferior a 150 dólares (pouco mais de 113 euros), segundo previsões da Informa Telecoms & Media.
Um estudo daquela analista antecipa que em 2017 as vendas de smartphones se vão polarizar em dois extremos, os equipamentos de topo de gama, caros, e os terminais de gama baixa, com preços inferiores a 150 dólares.
Adianta que os aparelhos de gama alta deverão baixar de um peso de 85% das unidades vendidas em 2011 para 33% em 2017, enquanto os smartphones de baixo custo deverão representar 52% das vendas dentro de cinco anos.
A Informa Telecoms & Media admite que o preço médio dos smartphones desça para 152 dólares (114 euros) dentro de cinco anos em resultado da forte procura de terminais inteligentes de baixo preço nos mercados emergentes.
Acrescenta que os fabricantes terão uma pressão cada vez maior para absorverem os custos de desenvolvimento para se manterem competitivos, o que obrigará a indústria a tomar medidas para reduzir os custos operacionais.
Observa que com o desenvolvimento do mercado de smartphones, este ficará cada vez mais dividido em dois campos: os inovadores, que continuam a introduzir novas funcionalidades e a apostar em equipamentos de elevado desempenho, e os seguidores, que farão chegar mais tarde essas inovações ao mercado.
A Informa Telecoms & Media estima que só alguns fabricantes terão capacidade de se posicionar transversalmente no mercado com estratégias de preço mais efectivas, enquanto a grande maioria terá de se focar nalguns segmentos e reduzir custos.
A analista considera que marcas como a Nokia, RIM (Blackberry), LG, HTC, Motorola e Sony terão dificuldades em se adaptar à nova paísagem do mercado de smartphones e terão de tomar a decisão estratégica de lutar no segmento de gama alta, largamente dominado pela Apple e Samsung, ou enfrentar uma competição dura pelo preço no segmento de gama baixa.