IBM anuncia chips com tecnologia nanofotónica

Publicado em 12/12/2012 01:03 em Destaques

A IBM anunciou que desenvolveu nos seus laboratórios chips com tecnologia de sílica nanofotónica, a qual permite transferir dados a grandes velocidades para resolver limitações de largura de banda em servidores, centros de dados e supercomputadores.

A inovação dos novos chips, desenvolvidos após «mais de uma década de investigação pioneira», é o uso da luz para transferir dados, em vez de utilizarem sinais eléctricos, indica a IBM.

A companhia indica que a tecnologia de sílica nanofotónica está agora pronta para o desenvolvimento de aplicações comerciais.

A tecnologia de sílica nanofotónica permite a integração de diferentes componentes ópticos lado a lado com circuitos eléctricos num único chip de sílica, observa a multinacional norte-americana.

Acrescenta que os novos chips utilizam os feixes de luz para comunicações e criam uma «super auto-estrada» para transferir grandes volumes de dados a velocidades elevadas entre chips de computador em servidores, grandes centros de dados e supercomputadores, reduzindo as limitações do congestionamento do tráfego de dados e o custo elevado dessas ligações.

A multinacional recorda que os negócios estão a entrar numa nova era que requer sistemas informáticos que processem e analisem em tempo real enormes volumes de informação, designados «big data», e a nova tecnologia permite ligar várias partes de grandes sistemas informáticos e transferir terabytes (TB) de dados utilizando feixes de luz e transportados através de fibra óptica.

Ainda sem comentários