A Portugal Telecom (PT) anunciou que foi em 2011 o sexto operador de telecomunicações a nível mundial que maior percentagem das receitas dedicou à investigação e desenvolvimento (I&D), citando um estudo da Comissão Europeia (CE).
A PT indica que o relatório «The 2012 EU Industrial R&D Investment Scoreboard» a coloca em segundo lugar entre os operadores de telecomunicações europeus que maior percentagem das receitas dedicaram à I&D, logo a seguir à British Telecom, do Reino Unido.
O relatório citado revela que a PT foi a empresa portuguesa que mais investiu em I&D em 2011, com uma despesa de 219,0 milhões de euros, um crescimento de 9,5% face ao ano anterior, que a colocou em 97.º lugar europeu e na 372.º posição a nível mundial.
Os rankings do investimento em I&D em 2001 são liderados por empresas da indústria automóvel, tanto a nível mundial (Toyota), como europeu (Volkswagen).
Entre as 50 empresas mundiais que mais investem em investigação e desenvolvimento encontram-se 22 empresas tecnológicas (tecnologias da informação e comunicações e electrónica) e no «top ten» estão a Microsoft (segundo lugar), a Samsung (quinto) e a Intel (oitavo), segundo o estudo da CE.
A primeira tecnológica europeia deste ranking é a finlandesa Nokia, em 15.º lugar, a segunda a Siemens, em 19.º lugar, e a terceira a Ericsson, na 29.ª posição, todas com actividade na área do fabrico de equipamentos de telecomunicações, ainda que a Siemens esteja presente num conjunto diversificado de áreas, incluindo não tecnológicas.
Nas 50 empresas europeias que mais investiram em I&D encontram-se 12 tecnológicas.