Android com 75% mercado smartphones III trimestre 2012

Android com 75% mercado smartphones III trimestre 2012Publicado em 11/11/2012 00:02 em Destaques

A quota de mercado mundial dos smartphones com a plataforma Android, do Google, atingiu os 75% no terceiro trimestre de 2012, estima a consultora e analista de mercados IDC.

O relatório da IDC indica que o fabrico de smartphones com o sistema operativo Android atingiu as 136,0 milhões de unidades no terceiro trimestre, o que significa três em cada quatro dos 181,1 milhões de terminais produzidos em todo o mundo.

O número de terminais Android cresceu 91,5% no período em análise, o que compara com um aumento de 46,4% nos smartphones em geral.

«O Android registou um dos maiores crescimentos do mercado de smartphones desde o seu lançamento em 2008», sublinha Ramon Llamas, director da IDC.

Acrescenta que desde então o número de terminais com o sistema operativo Android teve um aumento anual acima do crescimento geral do mercado de smartphones, o que lhe permitiu sucessivos acréscimos de quota de mercado.

A quota de mercado mundial do sistema operativo Android passou de 4,0% em 2009 para 23,3% em 2010 e para 49,2% em 2011, estimando a IDC que atinja os 68,2% no ano de 2012.

Ramon Llamas assinala que actualmente continua a haver fabricantes a lançarem os seus primeiros terminais Android no mercado.

Kevin Restivo, analista sénior da IDC, salienta que o crescimento do Android tem se feito à custa de todos os sistemas operativos do mercado com excepção do iOS, da Apple, observando que os sistemas operativos dos smartphones não são um produto isolado mas sim uma parte crucial de um ecossistema tecnológico mais amplo.

No terceiro trimestre, o Android excedeu a marca de 100 milhões de unidades, atingindo um novo recorde num só trimestre, com a Samsung a voltar a liderar no número de smartphones com plataforma Android produzidos.

O iOS, que equipa o iPhone, foi o único sistema operativo, além do Android, a conseguir uma quota de mercado com dois dígitos (14,9%), com 26,9 milhões de terminais produzidos, um crescimento de 57,3%.

O sistema operativo BlackBerry, dos telemóveis BlackBerry produzidos pela Research in Motion (RIM), ficaram o terceiro lugar, com 7,7 milhões de unidades (menos 34,7%), subindo uma posição, apesar de a sua quota de mercado ter caído para quase metade, não indo além dos 4,3%.

O sistema operativo Symbian, que deverá ser progressivamente abandonado pela Nokia em favor do Windows Phone, caiu de segundo para quarto lugar, com 4,1 milhões de unidades (menos 77,3%), e uma quota de mercado de 2,3% (6,3 vezes menos do que no terceiro trimestre de 2011).

Apesar de ter registado um crescimento de 140,0%, o maior entre os principais sistemas operativos móveis, o Windows Phone não foi além do quinto lugar, com 3,6 milhões de unidades, que lhe conferiram uma quota de 2,0%, ainda segundo a IDC.

O quarto trimestre poderá trazer algum aumento da competição entre sistemas operativos para smartphones com o lançamento do iPhone 5 e a redução de preços de modelos anteriores do smartphone da Apple e do sistema operativo Windows Phone, da Microsoft, já adoptado por vários fabricantes.

No entanto, o posicionamento da Microsoft de que o Windows Phone 8 é uma plataforma para smartphones de elevado desempenho, não prevendo a sua utilização em terminais de gama baixa, poderá limitar o crescimento das vendas de telemóveis Windows Phone 8.

Ainda sem comentários