A Microsoft Portugal apresentou quarta-feira o novo sistema operativo Windows Phone 8 (WP8), que garante incluir um conjunto de inovações e novas funcionalidades.
Pedro Paiva, responsável pelo canal operadores de telecomunicações da Microsoft, destacou que os mosaicos dinâmicos, que podem ser personalizados em três tamanhos e 20 cores, são exclusivos do sistema operativo da Microsoft e permitem conseguir um smartphone verdadeiramente pessoal.
Salientou que a filial portuguesa da Microsoft optou por só fazer a apresentação quando estivessem disponíveis no país os primeiros telemóveis com o Windows Phone 8. Precisou que estão à venda dois modelos da HTC (8X e 8S) e proximamente estarão disponíveis o Samsung ATIV S e os Lumia 820 e 920, da Nokia.
Acrescentou que as próprias aplicações também são dinâmicas e podem ser actualizadas em tempo real, algumas mesmo com o ecrã bloqueado. É o caso do Facebook, que pode estar a apresentar automaticamente as novas mensagens dos contactos, sem necessidade de estar a actualizar.
Pedro Paiva, entre as «centenas de funcionalidades novas», destacou a área dos juniores, a organização de contactos por salas ou a gestão do consumo de dados no telefone.
A área dos juniores «é um conceito totalmente novo», que tem em conta que os telemóveis não são usados só pelos adultos e que quando se passa um telemóvel para as mãos de uma criança se pode «ter surpresas», observou.
A área dos juniores é uma área privada que pode ser personalizada para dar acesso apenas às aplicações que o adulto define. A criança dentro dessa área pode personalizar a utilização do que lhe está permitido mas não tem acesso ao resto do smartphone, precisou.
O responsável da Microsoft adiantou que as «salas» são espaços virtuais que permitem partilhar dados, calendários, notas, mensagens ou listas de tarefas por um grupo de contactos definido pelo utilizador. Uma sala pode ter os familiares próximos, outra os amigos mais chegados, outra os colegas de trabalho ou outros grupos escolhidos.
O controlo de dados faz a monitorização e controlo dos dados utilizados, tendo em conta o limite de tráfego da conta do utilizador e o dia de início do período de facturação, dá alertas quando se atinge determinados níveis de consumo de dados e alterna automaticamente para Wi-Fi quando há rede disponível.
Pedro Paiva indicou que os controlos por voz por enquanto estão disponíveis apenas em português do Brasil e só para abrir aplicações e iniciar chamadas, mas está em desenvolvimento idêntica funcionalidade para português europeu.
Em inglês já permitem novas funcionalidades, como ditar mensagens electrónicas.
O responsável da Microsoft Portugal destacou que o Skipe vem integrado nativamente no Windows Phone, o que permite fazer chamadas com o Skype com a mesma facilidade com que se fazem através da rede móvel, sem necessidade de abrir nenhuma aplicação.
Pedro Paiva disse que a loja online de aplicações foi «muito melhorada, com categorias novas» e há actualmente cerca de 120 mil aplicações disponíveis para WP8, uma vez que o novo sistema operativo corre aplicações desenvolvidas para versões anteriores. No entanto, as aplicações desenvolvidas para o Windows Phone 8 não correm nas versões anteriores.
Assinalou que o código do Windows 8 é o mesmo do WP8, o que permite o fácil desenvolvimento das aplicações Windows 8 para WP8, essencialmente adaptando-as para as dimensões mais pequenas do ecrã.
O Windows Phone 8 inclui os «Nokia Maps» e um conjunto de funcionalidades desenvolvidas pelo fabricante finlandês de telemóveis, parceiro da Microsoft, para utilização dos mapas com GPS, revelou.
Pedro Paiva assinalou que os dispositivos com os sistemas operativos Windows 8 e Windows Phone 8 são compatíveis e têm o mesmo conceito de página inicial em mosaicos (aliás desenvolvido pela equipa do Windows Phone), permitindo sincronizar os conteúdos na nuvem e partilhá-los em todos os dispositivos.
Salientou que o Windows Phone vem com o Office integrado, totalmente compatível idêntico pacote de produtividade da Microsoft para computadores pessoais.
Pedro Paiva sublinhou que a Microsoft não está preocupada com a quota de mercado e que a sua estratégia para o Windows Phone 8 é «garantir a melhor experiência possível» aos utilizadores, com telefones de elevado desempenho, pelo que não se prevê telefones de baixo preço com WP8.
No entanto, os responsáveis da Microsoft não excluíram que o WP 8 surja em telefones de gama mais baixa, desde que garantam a experiência de utilização e o desempenho pretendidos pela multinacional.