PT anuncia 16 gigabytes de espaço na nuvem para portugueses

Publicado em 30/10/2012 01:32 em Destaques

O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, anunciou segunda feira que a partir de 10 de Dezembro a PT disponibiliza gratuitamente a todos os portugueses 16 gigabytes (Gb) de espaço na nuvem.

Na conferência «Portugal Telecom technology & INNOVATION», a decorrer a 29 e 30 de Outubro em Lisboa, Zeinal Bava salientou que a PT tem em construção o sexto maior centro de dados do mundo, com uma área de 75 500 metros quadrados e uma capacidade de 30 petabytes (30 mil milhões de milhões de bytes ou 30 vezes 10 elevado a 15 bytes).

A PT indica que o serviço CloudPT permite aceder de qualquer local aos ficheiros, de modo multiplataforma (computador, tablet, smartphone) e que qualquer ficheiro enviado para a CloudPT será automaticamente sincronizado para qualquer equipamento do utilizador que esteja ligado ao serviço.

Durante a sua intervenção na abertura da conferência, Zeinal Bava apresentou aos investidores e parceiros da PT presentes a estratégia da PT e a sua proposta de criação de valor, destacando que poucas empresas de telecomunicações fazem a agregação de serviços que a Portugal Telecom faz.

O CEO da PT afirmou que se está a verificar um «tsunami» no tráfego de dados, liderado pelo vídeo e pelo móvel, e indicou que entre 2007 e 2011 o vídeo online cresceu 31%, os jogos na Internet 15% e a música online 12%.

Previu que o tráfego total de dados dos consumidores se multiplique por 3,8 entre 2011 e 2016, com 20,7 vezes mais no tráfego móvel, e que no mesmo período o tráfego de dados das empresas se multiplique por 2,7 vezes (12,8 vezes o tráfego móvel de dados).

Bava salientou que tudo se está a tornar móvel e, enquanto o tempo de utilização diária de computadores pessoais e televisão está aproximadamente estabilizado, há um crescimento acelerado da utilização de dispositivos móveis.

As chamadas de voz, que representavam 61% do tempo de utilização dos telemóveis em 2008, não vão hoje além dos 22%.

Zeinal Bava assinalou que é necessário investir no acesso (fibra óptica, tecnologias móveis de terceira e quarta geração e Wi-Fi), na rede de transporte IP e no armazenamento (centros de dados), mas alertou para que não basta investir nas redes de telecomunicações, é necessário evoluir para novos serviços para se aumentar a quota de mercado.

Zeinal Bava disse que a PT tem 1,6 milhões de casas passadas com fibra óptica, cobrindo 46% da população, tem 92% das estações de base da rede móvel ligadas através de fibra óptica, 36% dos clientes empresariais passados com fibra e 40% das escolas ligadas com aquela tecnologia.

Ainda sem comentários