Uma equipa de investigadores da Universidade norte-americana de Minnesota desenvolveram um dispositivo que pode aumentar muito a velocidade de download e reduzir os custos de transmissão na Internet, revelou a newsletter Telecoms.com.
O dispositivo óptico usa a força gerada pela luz para formar um interruptor de luz «on» e «off» (ligado/desligado) a grande velocidade, o que pode conduzir a grandes avanços no processamento do sinal usando luz em vez de corrente eléctrica e teria melhor desempenho e custo mais baixo, adianta a equipa norte-americana.
O dispositivo é semelhante a um retransmissor electromecânico mas opera apenas com luz, salienta Mo Li, professor assistente de engenharia electrotécnica e de computadores.
Observa que «é a primeira vez que este efeito óptico mecânico é usado para amplificar o sinal sem o converter em sinal eléctrico».
Hoje os transmissores ópticos conseguem velocidades de 1 milhão de vezes por segundo, mas a equipa de investigadores do Minnesota espera vir a chegar a vários milhares de milhões de vezes por segundo.