A Canon Portugal apresentou hoje a nova câmara digital Canon EOS 6D, que chega ao mercado em Dezembro, 25 anos depois do lançamento da primeira máquina desta linha, a EOS 650, que surgiu em 1987.
Em encontro com a imprensa, Goreti Pedrosa, directora da Canon Portugal, salientou que ao longo dos últimos 25 anos a marca japonesa já vendeu mais de 50 milhões de câmaras EOS e mais de 80 milhões de objectivas para aquela gama.
Goreti Pedrosa salientou que a Canon sempre apostou na ligação aos fotógrafos profissionais para o desenvolvimento da sua gama profissional para perceber o que os fotógrafos precisam e testarem as novas câmaras.
A directora da Canon Portugal adiantou que a Canon Europa expandiu o programa «embaixadores Canon» com a criação do novo nível «Exploradores», para os quais escolheu 17 fotógrafos internacionais, incluindo dois portugueses, Joel Santos, economista de formação, e Fernando Guerra, um arquitecto.
A Canon EOS 6D vem com um preço recomendado de venda de 2 269 euros só o corpo e de 3 179 euros para o pacote.
Rui Rosado, da Canon, afirmou que a EOS 6D vem «preencher um espaço no segmento médio no mundo do enquadramento total», com um preço mais acessível, e vem com um novo sensor de enquadramento total de 20,2 megapíxel, concebido de raiz para este modelo.
Justificou a opção pelos 20,2 megapíxel porque a Canon pensa que com a actual tecnologia é preferível apostar num equilíbrio entre resolução e sensibilidade, que permite melhores resultados, e «não ir para aquelas loucuras dos 50 milhões de píxel, que facilitam a publicidade» mas não são as que têm melhores resultados.
Rui Rosado disse que a nova câmara digital EOS 6D vem com o processador DIGIC 5+, da Canon, desenhado para complementar o novo sensor, que permite velocidades de disparo rápidas com elevada qualidade de imagem.
Indicou que a 6D tem gravação vídeo em full HD, é a primeira da gama EOS (sigla de Electro Optical System) a integrar GPS que regista a localização do ficheiro de imagem e traz tecnologia Wi-Fi, que permite partilhar imagens por Internet, por exemplo nas redes sociais, ou imprimir remotamente fotografias em impressoras com e.print.
A EOS 6D tem auto-focagem automática de 11 pontos, precisou Rui Rosado.