O fabricante de telemóveis HTC, pioneiro da adopção do sistema operativo Android, da Google, anunciou o lançamento de dois smartphones baseados no sistema operativo Windows Phone 8 e que estarão no mercado no início de Novembro.
A companhia da Formosa indicou que os novos telefones serão inicialmente disponibilizados através de mais de centena e meia de operadores de mais de 50 países.
A empresa anunciou que o modelo premium, o HTC Windows Phone 8X vem com processador Qualcomm S4 a 1,5 GigaHertz (GHz), ecrã HD com 4,3 polegadas, 1 gigabyte (Gb) de memória RAM, disco de 16 Gb, uma câmara digital de 8 megapíxel e suporta tecnologia de quarta geração (LTE).
O HTC Windows Phone 8S terá um processador Qualcomm S4 a 1 GHz, 512 Mb de memória RAM e 16 Gb de disco.
Analistas do mercado assinalam que esta é uma oportunidade para a HTC, companhia sedeada na Formosa (Taiwan), que apostou forte no Android como plataforma dos seus telemóveis e foi eclipsada pelo êxito das vendas de smartphones Android pela sul-coreana Samsung.
Depois de vendas que desapontaram nos últimos meses, a HTC poderá ter no Windows 8 uma oportunidade de recuperação das suas vendas com a adopção de uma plataforma nova em que a Microsoft investiu muito e que tem gerado algumas expectativas.
No princípio de Setembro, a Nokia anunciou o próximo lançamento dos Lumia 920 e 820 com Windows Phone 8 e a Samsung anunciou a linha ATIV de smartphones e tablet, com o Windows Phone 8 e o Windows 8 e RT.