As vendas acumuladas de smartphones com a plataforma Android deverão exceder os mil milhões em 2013, cinco anos depois de a Google ter lançado em 2008 aquele sistema operativo, estima a consultora IHS.
Aquela analista de mercado prevê que em 2012 serão vendidos 357 milhões de telemóveis com a plataforma Android em todo o mundo, número que aumentará para 451 milhões no próximo ano, permitindo chegar ao fim de 2013 com vendas acumuladas de cerca de 1,1 mil milhões de smartphones Android.
A IHS sublinha que as vendas acumuladas de iPhones, da Apple, deverão somar 527 milhões em 2013 e não atingirão os mil milhões acumulados antes de 2015.
Acrescenta que as vendas de telemóveis com plataforma Android deverão continuar a crescer a dois dígitos nos próximos anos e poderão aproximar-se dos 3 mil milhões acumulados em 2016.
Daniel Gleeson, analista da IHS, salienta que aqueles valores reflectem o êxito da estratégia de crescimento do Android, baseada no fornecimento de uma plataforma de código aberto multimarca, dando aos fabricantes de smartphones a possibilidade de customizarem facilmente os equipamentos.
Recorda que marcas líderes como a Samsung ou a HTC e outras marcas conhecidas como a Sony, ZTE, Huawei, LG e Motorola produzem smartphones com a plataforma Android.