A Apple apresentou hoje o tão aguardado iPhone 5, mais fino, mais leve, com ecrã maior, com um processador mais rápido, bateria com maior autonomia e tecnologia de quarta geração LTE – Long Term Evolution.
A Apple sublinha que a tecnologia LTE estará «disponível através de operadores selecionados», não especificando se funciona com as frequências geralmente utilizadas na Europa e que são diferentes das usadas nos Estados Unidos.
Em comunicado, a marca da maçã sublinha que o iPhone 5 tem o novo sistema operativo móvel iOS 6 e inclui mais de 200 novas funcionalidades.
Observa que o seu novo smartphone, que foi completamente redesenhado, traz um novo ecrã Retina de 4 polegadas, tem uma espessura de 7,6 milímetros (menos 18% do que o seu antecessor 4S), tem uma câmara digital de 8 megapíxeis e novas funcionalidades de fotografia e vídeo.
O iPhone 5 tem um preço recomendado nos Estados Unidos de 199 dólares (154 euros) com disco de 16 Gigabytes (Gb), 299 dólares (232 euros) para o modelo de 32 Gb e 399 dólares (309 euros) para o equipamento com 64 Gb de memória de disco.
O iPhone 5 pode ser pré-encomendado a partir de sexta-feira, 14 de Setembro, estará disponível em nove países (Estados Unidos, Canadá, Austrália, França, Alemanha, Reino Unido, Hong Kong, Japão e Singapura a partir de dia 21 e a 28 de Setembro chega a mais 22 países, entre os quais Portugal.
O iPhone 4S passa a custar 99 dólares e o iPhone 4 poderá estar disponível sem custos em operadores de telecomunicações móveis mediante um período de fidelização.
O novo sistema operativo iOS 6 estará disponível a partir de 19 de Setembro para actualização gratuita.
A Vodafone Portugal distribuiu hoje à noite um comunicado em que anuncia que começará a vender o iPhone 5 a 28 de Setembro, no dia do seu lançamento em Portugal.