As vendas mundiais de telemóveis caíram 2,3% no segundo trimestre de 2012, para 419 milhões de terminais, estima a consultora e analista de mercado Gartner.
A Gartner indica que as vendas de smartphones cresceram 42,7%, para quase 153,7 milhões de terminais, e já representam 36,7% das vendas totais de telemóveis. A redução verificada no mercado é explicável pelo recuo de 17,3% nas vendas de telefones tradicionais, para pouco mais 265 milhões.
A Samsung, com 90,43 milhões de telemóveis vendidos e uma quota de 21,6%, um crescimento de mais de 5 pontos percentuais face ao segundo trimestre de 2011, conquistou a liderança ultrapassando a Nokia, que vendeu 83,42 milhões de terminais, o que representou 19,9% de quota, quase 3 pontos percentuais menos do que um ano antes.
A Apple, que só produz smartphones (iPhones), garantiu o terceiro lugar no segundo trimestre, com vendas de 28,93 milhões de unidades e uma quota de mercado de 6,9%, mais 2,5 pontos do que um ano antes.
Seguem-se a ZTE (quota de mercado de 4,3%), a LG (3,4%), a Huawei (2,6%), a TCI, HTC e Motorola, todas com quotas de 2,2% e a Research in Motion (RIM, fabricante dos smartphones Blackberry), com 1,9%.
Nos smartphones, a plataforma multimarca Android (da Google) reforçou a liderança no segundo trimestre de 2012, com vendas de quase 98,53 milhões de unidades e uma quota de 64,1%, quase 21 pontos percentuais mais do que um ano antes.
O sistema operativo iOS, que equipa os iPhones da Apple, vendeu 28,93 milhões de terminais e ficou com 18,6% do mercado, ligeiramente mais do que um ano antes, garantindo o segundo lugar ao ultrapassar a Symbian.
Em terceiro lugar surge a plataforma Symbian, com 5,9% de quota de mercado, pouco mais de um quarto da que tinha um ano antes. O sistema operativo Symbian foi afectado negativamente pela aposta da Nokia no Windows Phone e desinvestimento naquela que foi até ao princípio de 2011 a aposta em sistema operativo dos smartphones da marca finlandesa.
A plataforma Blackberry (RIM) surge em quarto lugar com 5,2% de quota, enquanto a Bada (plataforma proprietária da Samsung) e o Windows Phone (Microsoft), seguem nos lugares seguintes com quotas de mercado de 2,7%.