A ZON Multimedia apresentou hoje à imprensa uma nova funcionalidade para o serviço ZON IRIS, designada por «Timewarp» que permite ver qualquer programa emitido nos últimos sete dias em 77 canais do seu serviço de televisão por subscrição.
A ZON sublinha que esta é «uma funcionalidade revolucionária a nível mundial», exclusiva da ZON e disponibilizada gratuitamente aos clientes IRIS, que torna «a experiência de ver TV ainda mais inovadora».
A inovação da ZON vai ser anunciada publicamente com uma campanha sob o lema «viajar no tempo já é possível», inspirada nos filmes «Regresso ao Futuro».
Nuno Sanches, director de desenvolvimento de produto da ZON, adiantou à margem da apresentação que a NDS, empresa que actualmente pertence ao grupo Cisco, foi parceira do operador português para materializar graficamente as funcionalidades, mas o desenvolvimento das inovações hoje anunciadas foi feito internamente.
Luís Lopes, administrador da ZON, salientou que a gravação de programas foi sempre uma área que levou muitos clientes a aderir a serviços de televisão por subscrição, mas «nem sempre é uma experiência satisfatória».
Aquele administrador da ZON sublinhou que o «TimeWarp é gratuito, está disponível a partir de hoje e pode ser activado ou desactivado no IRIS.
Simultaneamente, para permitir gerir melhor a escolha entre os mais de 10 mil programas da semana anterior que estarão disponíveis, a ZON melhorou o sistema de pesquisa com um conjunto de novos e mais avançados filtros, adiantou.
Luís Lopes recordou que a companhia foi um dos primeiros operadores do mundo a lançar a velocidade de 100 megabits por segundo nos clientes residenciais, disponibiliza gratuitamente o «Restart TV», que permite ver desde o início um programa quando se ligou a televisão a meio da sua exibição, a ZON Online, que permite ver televisão no PC, Tablet PC ou smartphone, e a aplicação ZON Phone, que permite através da Internet telefonar de um telemóvel como se estivesse a usar o telefone fixo de casa.
Jorge Graça, administrador, e Nuno Sanches anunciaram, ainda, uma nova funcionalidade que permite ver vídeos da Internet através da TV e uma aplicação, também disponível a partir de hoje, que permite usar iPhones ou smartphones Android como controlo remoto.
Revelaram que no princípio de 2013 será disponibilizado o «Timewarp» em «multidevice» (em computadores, tablet PC ou smartphones) e passará a ser disponibilizado em disco virtual espaço para gravação de programas.
Nuno Sanches adiantou, à margem da apresentação, que esse espaço será pelo menos igual ao dos discos das caixas set-top-box mas a tendência será para que aumente ao longo do tempo.
Jorge Graça admitiu que com o lançamento da funcionalidade de gravação na nuvem a ZON poderá deixar de comercializar set-top-box com gravação, sublinhando que o disco rígido é um dos componentes mais frágeis daquelas caixas.