Samsung líder destacado de vendas de smartphones na Europa

Publicado em 09/08/2012 00:25 em Destaques

A Samsung foi líder destacada nos cinco maiores mercados europeus nas 12 semanas concluídas a 8 de Julho, segundo o painel Com Tech da analista de mercados Kantar.

A Kantar indica que o desempenho da companhia sul-coreana foi dinamizado pelo lançamento do smartphone Samsung Galaxy SIII, considerado o produto estrela da marca, que permitiu à Samsung atingir uma quota de mercado de 45%.

No Reino Unido, a Samsung tem cinco modelos entre os 10 mais vendidos, beneficiando também do êxito do Galaxy Note naquele país.

O êxito da Samsung beneficiou o sistema operativo Android, da Google, a plataforma utilizada pelos principais modelos de smartphones Samsung, que atingiu uma quota de 65,7% em Julho deste ano.

A Apple, com quotas de mercado que variam entre 2,8% em Espanha e 22,9% na Grã Bretanha, beneficia de uma grande lealdade dos seus utilizadores em todo o mundo. No Reino Unido, 92% dos que possuem um iPhone pretendem substituí-lo por outro iPhone quando comprarem um smartphone novo, indica a Kantar.

No entanto, a quota de mercado da Apple caiu no espaço de um ano em Espanha, na Itália, na França e na Alemanha e apenas teve uma melhoria na Grã-Bretanha, de 20,8% para 22,9%, entre as 12 semanas terminadas a 8 de Julho de 2011 e 2012.

O sistema operativo Android lidera nos cinco maiores mercados europeus nas 12 semanas concluídas em 8 de Julho, com quotas de mercado que variam entre 54,8% em Itália e 87,1% em Espanha.

Os smartphones BlackBerry perderam quota de mercado em quatro dos cinco grandes países europeus e apenas em França têm uma ligeira melhoria, para 9,2%. No Reino Unido, apesar de a quota de mercado do BlackBerry ter baixado para pouco mais de metade, ainda atinge o valor mais alto, com uma parte de 10,9% do mercado britânico.

Com a Nokia a apostar no Windows Phone na sequência do seu acordo de parceria com a Microsoft subscrito no início de 2011, o seu sistema operativo Symbian sofreu grandes quebras e apenas tem uma quota de mercado significativa (12,8%) na Itália, país onde era líder em 2011.

Entre 2011 e 2012, o Windows Phone quadruplicou a sua quota na Itália, para 4,8%, e duplicou no Reino Unido, para 3,5%, mas perdeu peso na Alemanha (de 7,1% para 4,6%), em França e em Espanha, em ambos os casos recuando para uma quota de 1,2%, segundo a Kantar.

Curiosamente, o «velhinho» Windows Mobile aumentou a sua quota na Alemanha, de 1,1% para 2,0%, segundo os números da analista de mercados.

Ainda sem comentários