As vendas mundiais de telemóveis cresceram 1% homólogos no segundo trimestre de 2012, para 406,0 milhões de unidades, estima a consultora e analista de mercado IDC.
As vendas de smartphones totalizaram 153,9 milhões, um aumento de 42,1% homólogos (face ao mesmo período do ano anterior) no segundo trimestre, o mais baixo ritmo de crescimento desde o quarto trimestre de 2009, indica a IDC.
As vendas de telefones tradicionais caíram 14,1%, para 252,1 milhões de unidades.
A IDC sublinha que a Samsung e a Apple mais do que dupolicaram a soma das suas quotas de mercado nos smartphones nos últimos dois anos e ambas se expandiram geograficamente, embora com diferentes estratégias de mercado.
A consultora destaca que o espectro do aumento das dificuldades económicas põe o crescimento do mercado de telemóveis em risco e, com 2012 a mais de meio, os fabricantes olham para 2013 interrogando-se sobre como reagirão mercados chave, designadamente a Europa e os países emergentes.
No entanto, a IDC espera que as vendas de telemóveis continuem a crescer nos próximos anos, tendo em conta o papel central que as comunicações móveis desempenham na vida de hoje.
A Samsung impôs a sua liderança nos smartphones durante o segundo trimestre com a saída do seu produto estrela Galaxy SIII, mas uma interrogação que se põe é saber quais as consequências da saída do novo iPhone 5, que poderá ser apresentado já em Setembro.
A Nokia enfrentou um segundo semestre de transição na área dos smartphones, com as vendas de terminais baseados na plataforma Symbiam a descerem ao mais baixo nível desde 2005, mas com as vendas da gama Lumia, com o sistema operativo Windows Phone, da Microsoft, a quase duplicarem, revela a IDC.
Mas a Nokia tem ainda um longo caminho a percorrer se quiser desafiar a liderança da Samsung e da Apple na área dos smartphones e recuperar o lugar de número um mundial, que já foi seu.
No segundo trimestre, a Samsung liderou o mercado de telemóveis, com 97,8 milhões de unidades e uma quota de 24,1%, seguida da Nokia, com 83,7 milhões de terminais e 20,6% de quota.
Em terceiro lugar surge a Apple (26,0 milhões de iPhone e 6,4% do mercado), seguida pela ZTE (17,7 milhões e quota de 4,4%) e pela LG (13,1 milhões de unidades e 3,2% de parte do mercado).
Na área dos smartphones, a Samsung lidera com 50,2 milhões de terminais (32,6% do mercado), seguida pela Apple, com 26,0 milhões de unidades e 16,9% do mercado, e pela Nokia, com vendas de 10,2 milhões de smartphones e 6,6% do mercado.
No quarto lugar surge a HTC, com uma quota de 5,78% do mercado, e em quinto a ZTE, com 5,2%.