Lucros Sonaecom subiram no primeiro semestre, receitas caíram

Publicado em 24/07/2012 23:12 em Destaques

Os lucros da Sonaecom, sub-holding de telecomunicações, media e tecnologia do grupo Sonae, cresceram 19,9% no primeiro semestre de 2012, para 38,1 milhões de euros, anunciou hoje a companhia.

Em comunicado de resultados, a Sonaecom indica que as receitas da empresa ficaram em 406,9 milhões de euros na primeira metade do ano em curso, um recuo de 4,3%.

A área das tecnologias obteve um aumento de 35,7% nas receitas, para 4,6 milhões de euros. O CEO da Sonaecom, Angelo Paupério, citado no comunicado, sublinha que este comportamento se deveu a um crescimento de facturação de serviços que compensou a quebra na venda de equipamentos.

O presidente executivo da Sonaecom destacou em particular o comportamento da tecnológica WeDo, líder na área de «Garantia de Receitas» (nas telecomunicações), com clientes em oito dezenas de países. As receitas internacionais da WeDo representaram mais de dois terços (69,4%) do volume de negócios total.

Quanto ao operador de telecomunicações Optimus, Angelo Paupério considerou que «a diferenciação através da prestação de serviços de elevada qualidade» é um pilar da estratégia da companhia.

As receitas de dados representaram no primeiro semestre 32% das receitas totais de serviços da Optimus, a receita média por cliente (ARPU) do serviço móvel foi de 12,0 euros (12,8 euros no mesmo período de 2011), redução devida à quebra de receitas de interligação por decisão regulatória e a uma menor facturação média por cliente, que desceu de 11,1 para 10,6 euros.

Segundo a Sonaecom, o negócio fixo facturou mais 1,7%, devido a um crescimento de 12% nas receitas de operador, explicado pelo aumento do tráfego.

A Sonaecom aianta que o número de acessos de serviço fixo na área empresarial cresceu 0,3%, para 155 mil, enquanto no segmento residencial a Optimus continuou a aumentar a sua base de clientes de fibra óptica até casa (FTTH), com um acréscimo de quase 50%.

Ainda sem comentários