Windows Phone 8 tem tecnologias semelhantes ao Windows 8

Publicado em 24/06/2012 23:38 em Destaques

Joe Belfiore, vice-presidente da Microsoft, anunciou que o Windows Phone 8, que será disponibilizado no final de 2012, se baseará nas mesmas tecnologias básicas que o sistema operativo para computadores Windows 8.

Num post colocado no blogue oficial do Windows Phone, Belfiore destaca que em resultado dessas tecnologias comuns o Windows Phone 8 apresentará um conjunto alargado de funcionalidades para consumidores, desenvolvedores de aplicações e empresas.

Acrescenta que isto significa que o Windows Phone e «o seu irmão mais velho» (o Windows) partilham tecnologias de rede, de segurança, de media, de navegador Internet e sistemas de ficheiros comuns, o que permite melhor performance, mais funcionalidades e novas oportunidades para os desenvolvedores de aplicações e fabricantes de hardware.

Entre as novas capacidades do futuro sistema operativo da Microsoft para smartphones, Belfiore cita o suporte para processadores multi-core, ecrãs maiores e mais brilhantes, mais flexibilidade de armazenamento, com suporte para cartões micro-SD, tecnologia NFC – Near Field Communication, navegador Internet Explorer 10 (o mesmo que vem com o Windows 8) e melhores mapas, em resultado da colaboração com a Nokia.

Anuncia, ainda, que o Windows Phone 8 vem com um novo «Start Screen», funcionalidade que também será disponibilizada a quem tem actualmente um Windows Phone 7.5.

Joe Belfiore avisa, contudo, que «infelizmente» não será possível a actualização do 7.5 para o 8 porque há uma mudança tecnológica que não permite correr o Windows Phone 8 no actual hardware.

Aquele vice-presidente da multinacional indica que a loja online «Windows Phone Marketplace» atingiu as 100 mil aplicações e jogos e está a crescer ao ritmo médio de 200 novos títulos por dia, destacando que a marca foi atingida mais rapidamente do que na loja online Android.

Relativamente às novidades para os programadores, Belfiore indica que as mudanças incluem suporte para código nativo, com suporte para as linguagens C e C++, o que torna mais fácil e mais rápido desenvolver aplicações para múltiplas plataformas, a possibilidade de os programadores venderem bens digitais através das aplicações, a possibilidade de desenvolvimento de aplicações de VoIP (voz sobre Protocolo Internet) e melhoria das capacidades multi-tarefa.

Em relação às funcionalidades para empresas, Joe Belfiore aponta a possibilidade de encriptar todo o dispositivo, incluindo sistema operativo e ficheiros, maior segurança, possibilidade de gestão remota do terminal pelo departamento de TI (tecnologias da informação) e a possibilidade de as companhias criarem o seu próprio centro Windows Phone para aplicações dos trabalhadores e informações críticas de negócio.

O responsável da Microsoft garante que o novo sistema operativo móvel terá suporte para 50 idiomas, o dobro do actual, e o Windows Phone Marketplace deverá ser alargado para 180 países, quase o triplo dos que existem hoje.

Ainda sem comentários