A Microsoft anunciou hoje de madrugada o lançamento do «Surface», uma «nova família de PCs para Windows», com dois novos modelos de Windows Tablet com que a gigante de software entra pela primeira vez na área dos dispositivos de computação.
Em comunicado, a Microsoft indica que os dois tablets foram concebidos, desenhados e desenvolvidos inteiramente por empregados da Microsoft, garantindo que a linha Surface representa uma «visão única para a expressão do entretenimento e criatividade».
Sublinha que o material utilizado na construção do Surface, baseado em magnésio e que pode ser moldado com uma espessura inferior à de um cartão de crédito normal, permite um tablet (RT) com apenas 9,3 milímetros (mm) de espessura num caso e 13,5 mm no outro.
O Surface para Windows RT vem com um processador ARM, tem ligações para cartão micro SD, porta USB 2.0 e microHD Vídeo, tem opções de memória interna de 32 gigabytes (Gb) ou 64 Gb, tem uma espessura de 9,3 mm, pesa 676 gramas e deverá estar disponível ao mesmo tempo que o Windows 8.
O Surface para Windows 8 Pro traz um processador Intel core de terceira geração, tem opções de memória interna de 64 Gb ou 128 Gb, traz uma porta USB 3.0 e ligações para cartões micro SDXC e Mini DisplayPort Vídeo, pesa 903 gramas e tem 13,5 mm de espessura e deverá estar disponível 90 dias depois do RT.
A Microsoft alerta que a informação diz respeito a um produto pré-release, que pode ser substancialmente modificado até à sua saída.