«Small cell» de redes móveis atingiram 2,2 milhões em 2011

Publicado em 12/06/2012 23:56 em Destaques

A base instalada de «small cell» em redes móveis ascendeu a cerca de 2,2 milhões no fim de 2011 e deverá crescer a um ritmo médio anual de quase 45% até 2016, para atingir os 14 milhões de unidades, segundo um relatório da consultora Berg Insight.

As «small cell» abrangem um conjunto de estações de base celulares de baixo consumo, incluindo «femtocells», «picocells» e «microcells», com uma capacidade cada vez maior de suportarem um crescente número de utilizadores, salienta a companhia.

As «small cells» complementam as estações de base das redes móveis permitindo o reforço da cobertura e capacidade em zonas de tráfego intenso.

Aquela consultora e analista de mercado salienta que os operadores móveis estão a ter um grande crescimento do tráfego de dados à medida que os consumidores utilizam um número crescente de dispositivos móveis com capacidades computacionais, nomeadamente smartphones e tablet PC.

André Malm, analista sénior da Berg Insight, destaca que o tráfego móvel de dados mais do que duplicou anualmente desde 2007 e deverá crescer a uma taxa média anual superior a 60% entre 2011 e 2016.

Acrescenta que face a este crescimento de tráfego, os operadores móveis precisam de conjugar a aquisição de mais espectro com o uso tecnologias rádio cada vez mais avançadas e a instalação de mais estações de base em zonas de grande intensidade de tráfego.

André Malm assinala que a utilização de tecnologia Wi-Fi, que utiliza espectro não licenciado, éuma opção cada vez mais atractiva para os operadores móveis, observando que praticamente todos os smartphones têm tecnologia Wi-Fi e a maioria dos seus proprietários usa Wi-Fi em casa.

Malm assinala que os operadores móveis podem facilitar o uso do Wi-Fi fora de casa através de software de gestão de ligações que identifica os «hotspots» Wi-Fi e autentica automaticamente os utilizadores.

Ainda sem comentários