O ICP/ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações esclareceu hoje que a liderança no «triple play» (serviço integrado de televisão, Internet e telefone) no primeiro trimestre de 2012 coube à ZON e não ao serviço Meo, da Portugal Telecom.
A PT reclamou no dia 4 de Junho a liderança do seu serviço Meo no «triple play», com 728 mil clientes.
A ANACOM vem hoje informar que, de acordo com a definição de pacote «triple play» utilizado pela ANACOM e pela Comissão Europeia (CE), a ZON liderou no «triple play» no primeiro trimestre com 715 656 clientes, enquanto a PT tinha 665 224 clientes daquele tipo.
A ANACOM salienta que detectou a disparidade dos dados divulgados pela Portugal Telecom (PT) e pediu esclarecimentos à operadora, verificando que esta utilizou critérios para a contabilização de clientes triple play diferentes dos utilizados pela ANACOM e CE.
Acrescenta que no número de 728 mil clientes «triple play» enviado à comunicação social e comunicado à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a PT contabiliza aqueles que subscreveram três serviços no operador, em pacote integrado ou não, mesmo com marcas diferentes, o que não corresponde à definição do regulador e da CE.
A ANACOM revela que, estando esta informação da PT a ser utilizada numa campanha publicitária que realça a liderança do Meo no «triple play», «endereçou o assunto à Direcção-geral do Consumidor, entidade com competência na matéria».
Na notícia publicada pelo «Falar de Tecnologia» há uma semana, alertava-se: «A ANACOM anunciou hoje números do serviço de televisão por subscrição, mas apenas diz que a ZON detém 52,8% do mercado e que há 1,609 milhões de clientes com um pacote de três serviços integrados, não desagregando o número de clientes de «triple play» por operador.»