A Google anunciou que o seu programa Internet «Google Maps» terá «a capacidade de modelar o mundo em 3D (a três dimensões), indicando que vai disponibilizar modelos de áreas metropolitanas inteiras a três dimensões ao «Google Earth» para dispositivos móveis.
A Google anuncia também que nas próximas semanas os utilizadores de smartphones Android de mais de 100 países terão disponível o «Google Maps» offline, isto é, sem estarem ligados à Internet.
No blogue oficial da Google, Brian McClendon, Vice-presidente de Engenharia da multinacional, assinala o esforço da Google em captar imagens a três dimensões de locais que vão desde cidades de todo o mundo até ao «Grand Canyon».
Acrescenta que uma obsessão da Google é a precisão, mas observa que «ainda há um grande caminho a percorrer porque o mundo está a mudar constantemente».
«Fazemos milhares de alterações [aos mapas] todos os dias em função dos comentários dos nossos utilizadores», indicou.
McClendon destaca que ainda este mês o Map Maker (uma ferramenta que permite actualizar informação geográfica no «Google Maps» e no «Google Earth» passa a estar disponível na África do Sul, Egipto, Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Liechtenstein, Luxemburgo, Nova Zelândia, Noruega e Suíça.