A Internet começou a mudar quarta-feira, 6 de Junho, com o Dia Mundial de Lançamento do IPv6, em que um grande número de gigantes da Internet e muitas multicanionais passaram a estar disponíveis na versão 6 do Protocolo Internet.
O ISOC Portugal, uma associação ligada à «Internet Society», salienta que sítios mundialmente conhecidos como o Google, Facebook, Yahoo, Microsoft Bing passaram a estar disponíveis em Ipv6.
O ISOC recorda que o IPv6 fica disponível em simultâneo com os endereços IPv4, mas a adopção do IPv6 é fundamental para o futuro da Internet, num contexto de esgotamento dos endereços que a versão 4 pode suportar.
Enquanto o IPv4, criado a 1 de Janeiro de 1983, é um endereço de 32 bits que permite quase 4.295 milhões de endereços Internet, o IPv6, desenvolvido em 1994, tem 128 bits e permite mais de 340 sextiliões de endereços (3,4 vezes 10 elevado à potência 38), o que significa que é praticamente inesgotável num futuro previsível.
O ISOC assinala que a escassez de endereços IPv4 é já uma barreira ao desenvolvimento da Internet na região Ásia/Pacífico e em breve deverá acontecer o mesmo na Europa.
O presidente do ISOC Portugal, Pedro Veiga, citado em comunicado, revelou que enviou a 6 de Junho ao Ministro da Economia um conjunto de propostas para a adopção do IPv6 pela Administração Pública portuguesa.
A Google, no seu blogue oficial, inseriu um post assinado pelo seu director Vint Cerf, considerado um dos «pais» da Internet, recorda que hoje a Internet é utilizada por 2,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo e acessível por 11 mil milhões de dispositivos.
A Google está orgulhosa de no Dia mundial de lançamento do IPv6, coordenado pela Internet Society, passar a ter todos os seus serviços disponíveis em IPv6, tal como o fazem muitos sítios Internet, fornecedores de serviços Internet (ISP) e fabricantes de hardware para redes, sublinha Vint Cerf.
O fabricante de equipamentos de telecomunicações Ericsson anunciou que os seus sítios e os seus serviços passam a estar disponíveis em IPv6.
Também a Comissão Europeia (CE) se associou ao lançamento da nova versão do protocolo IP, sublinhando que os endereços IPv4 alocados à Europa poderão esgotar-se ainda este mês.
A Comissão indica que apenas menos de 3% dos sítios Internet na Europa são compatíveis com o IPv6.
A CE diz que os Estados membros da União Europeia deverão passar a disponibilizar os sítios Internet do sector público e os seus serviços online com suporte IPv6.