Microsoft anuncia «release preview» do Windows 8

Publicado em 03/06/2012 00:03 em Destaques

A Microsoft anunciou o lançamento de uma versão experimental («release preview») do seu novo sistema operativo Windows 8, disponível para transferência gratuita em http://preview.windows.com

Em comunicado, a Microsoft Portugal salienta que o novo sistema operativo traz uma nova interface de utilizador que responde tão bem ao toque no ecrã como ao rato ou ao teclado.

Com o lançamento de hoje, o Windows 8 entra na fase final de testes e desenvolvimento, antes de ser disponibilizado para produção em série nas fábricas.

A Microsoft Portugal destaca que na Windows Store está disponível a primeira aplicação («app») portuguesa para Windows 8, a Banca SAPO, que permite visualizar imagens das principais revistas e jornais.

O novo Windows 8 virá com o Internet Explorer 10, o primeiro navegador a vir com a opção «do not track» (não identificar), que permite aos utilizadores perservar melhor a sua privacidade.

A Microsoft anunciou, também, que quem compre um computador com Windows 7 genuíno pré-instalado entre sábado, 2 de Junho de 2012, e 31 de Janeiro de 2013 poderá fazer a actualização para Windows 8 com um custo de 14,99 euros, por transferência Internet, oferta disponível até ao fim de Fevereiro do próximo ano.

Em comunicado internacional, a Microsoft faz a história dos seus sistemas operativos, desde o lançamento do primeiro Windows em 1985, ao Windows 3 em 1990, já preparado para o então pouco utilizado rato, ao Windows XP em 2001, uma versão ainda hoje largamente usada, ou ao Windows 7, que é actualmente o sistema operativo para PC mais usado do mundo.

A Microsoft aponta como principais características do Windows 8 ser rápido e leve, permitir uma maior duração das baterias (dos dispositivos portáteis), facilidade de obtenção e uso de aplicações, que trabalham de forma integrada, permitir maior personalização, disponibilização de uma conta Microsoft, que permite que uma alteração numa máquina fique disponível em todas as ligadas à mesma conta, dar aos computadores características de dispositivos móveis e potenciar as funções «touch screen».

Ainda sem comentários