A empresa portuguesa de software Priberam, especialista no processamento computacional da língua portuguesa, anunciou terça-feira que disponibizou novas aplicações gratuitas do dicionário Priberam para Android, iPhone e iPad.
Em comunicado, a companhia indica que a aplicação permite a consulta do Dicionário Priberam de Língua Portuguesa, permitindo escolher entre a norma europeia ou brasileira (facilidade até agora só disponível no Android).
A empresa garante que este é o dicionário de língua portuguesa mais visto na Internet, com um milhão de visualizações de páginas por dia e acesso a partir de 206 diferentes países ou territórios no ano passado.
Carlos Amaral, presidente executivo da Priberam, citado no comunicado, salienta que a escolha entre a norma portuguesa e europeia permitirá aumentar a quota de mercado no Brasil.
A Priberam indica que as versões para os sistemas operativos Android, da Google, e iOS, da Apple, incluem mais de 105 mil palavras, permitem a tradução de e para português, espanhol, francês e inglês.
Ambas as aplicações permitem ao utilizador escolher entre as grafias do novo acordo ortográfico ou do antigo.
A Priberam, criada em 1989 e que tem produtos e serviços informáticos nas áreas linguística, jurídica e da saúde, salienta que o dicionário Priberam vem instalado em todos os tablet PC Kindle, comercializados pela Amazon desde Setembro de 2011.