CE anuncia poupanças significativas com novas tarifas de roaming

Publicado em 15/05/2012 14:29 em Destaques

A Comissão Europeia (CE) estima que a partir de 1 de Julho viajantes empresariais habituais na União Europeia (UE) possam poupar mais de mil euros anuais com as novas tarifas de roaming de voz e dados.

A CE admite que uma família que passe férias noutro país da União Europeia possa poupar pelo menos 200 euros em comunicações com as novas tarifas.

A proposta, que substitui o regulamento de 2007 e entra em vigor a 1 de Julho, foi já aprovada no fim da semana passada pelo Parlamento Europeu com 578 votos favoráveis, 10 contrários e 10 abstenções, e prevê reduções tarifárias no custo de voz e dados em roaming entre países da UE para 2012, 2013 e 2014, para os consumidores e, consequentemente, para a oferta grossista entre operadores móveis comunitários.

A partir de 1 de Julho de 2014, os clientes terão a possibilidade de optarem por fornecedores diferentes para serviços de telecomunicações domésticos e em roaming, mantendo um só número de telefone.

Esta mudança não pode ser cobrada e os operadores móveis que actuam na UE são obrigados a informar todos os seus clientes desse direito.

O preço de roaming de voz por minuto nas chamadas efectuadas, actualmente de 35 cêntimos, desce para 29 cêntimos a partir de 1 de Julho, para 24 cêntimos a 1 de Julho de 2013 e para 19 cêntimos depois de 1 de Julho de 2014, sendo acrescido o IVA aos preços indicados (em Portugal 23%).

O custo de roaming para as chamadas recebidas desce a 1 de Julho dos actuais 11 cêntimos para 8 cêntimos, um ano depois para 7 cêntimos e depois de 1 de Julho de 2014 não irá além dos 5 cêntimos, em todos os casos acrescido de IVA e nas comunicações entre países da UE.

Os SMS descem do actual máximo de 11 cêntimos, sucessivamente e nas datas referidas, para 9 cêntimos, 8 cêntimos e 6 cêntimos, acrescidos de IVA.

O preço do megabyte (Mb) de dados em roaming, actualmente sem limite, é fixado em 70 cêntimos a partir de 1 de Julho próximo, em 45 cêntimos um ano depois e em 20 cêntimos com efeitos a partir de 1 de Julho de 2014.

Nas estimativas que faz, a Comissão Europeia faz as contas de poupança de uma família belga que vai uma semana de férias para França ou Itália.

Se consultar um mapa cinco vezes (1 Mb por mapa) utilizando comunicações de dados móveis poupa 20,80 cêntimos, pode consultar diariamente os jornais por meia hora poupando145,35 euros (29,65 euros em vez de 175,00 euros), enviar diariamente uma foto (2 Mb) para familiares poupando mais de 58 euros e poupar 58 cêntimos no envio de um email por dia, o que daria uma poupança de mais de 220 euros sem contar com comunicações de voz e SMS, valores que incluem o IVA belga.

A CE calcula que um homem de negócios britânico que vá a França ou à Alemanha 10 vezes num ano por períodos de três dias e consulte mapas, leia a comunicação social durante meia hora diária e envie 10 emails por dia poderá poupar mais de 1080 euros (IVA incluído), passando de um custo de 1 260 euros para 176,40 euros, sem incluir comunicações de voz e SMS.

Na realidade, os dados da comissão europeia serão um bocado exagerados porque uma família média não consulta mapas por comunicações móveis no estrangeiro, não estará meia hora por dia a ler jornais no smartphone nem enviará uma foto diária, ainda que a redução de preços possa vir a alterar futuramente os hábitos de consumo de dados no smartphone.

O operador espanhol Telefonica, antecipando-se à entrada em vigor dos novos custos de roaming de dados, lançou na Alemanha uma tarifa pan-europeia de 2 euros por dia que incluem um tráfego de dados de 25 megabytes em roaming.

A Telefonica indica que a mesma tarifa estará disponível este Verão para os clientes da O2 e Movistar na Espanha, Reino Unido, Irlanda, República Checa e Eslováquia e será aplicável no roaming nos 27 Estados membros da UE.

Ainda sem comentários