A publicidade móvel baseada na localização deverá crescer a uma taxa acumulada de 91% ao ano até 2016, passando de 192 milhões de euros em 2011 para 4,9 mil milhões de euros cinco anos depois, prevê a analista de mercados Berg Insight.
Aquela empresa especializada em análises de mercado salienta que a publicidade usando localização do utilizador representará em 2016 mais de 28% do total de publicidade e marketing móvel e 1% da publicidade global em todos os media.
A Berg Insight salienta que, depois de durante vários anos ter permanecido numa fase experimental, a publicidade baseada na localização vai disparar, com a crescente aceitação pelos consumidores de serviços baseados na localização.
Richard Andersson, analista da Berg Insight, destacou que as principais marcas estão progressivamente a adoptar a publicidade móvel baseada na localização e há espaço também para novos anunciantes, como lojas e serviços locais.
A consultora salienta que há um grande número de actores envolvidos neste eco sistema e, estando a cadeia de valor fragmentada, este mercado ainda não atingiu a maturidade.
A Berg assinala que os maiores actores digitais e de telecomunicações, como a Google, Apple ou Nokia, estão a concorrer para conquistarem quota de mercado.
Acrescenta que também os fornecedores habituais de publicidade móvel estão a aumentar o seu foco na localização, por vezes através da aquisição de empresas especializadas nesta área.
A Berg antevê uma consolidação do mercado e que novas empresas inovadoras venham a ser absorvidas pelos maiores actores desta indústria.