Engenheiros da Google sabiam da violação de dados do Street View

Publicado em 03/05/2012 00:04 em Destaques

A «Federal Communications Comission» (FCC) concluiu que um engenheiro da Google responsável para redes WiFi sem fios dos carros para recolha de imagens do Street View disse aos colegas já há cinco anos que o código usado recolhia dados pessoais, revelou a empresa de segurança informática Sophos.

A conclusões da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos indicam que, entre os dados recolhidos, se contavam mensagens electrónicas, mensagens de texto, históricos de navegação Internet e palavras passe.

A Sophos, no seu blogue oficial «Naked Security», assinala que já no princípio de Abril, antes de o relatório da FCC ter sido tornado público, tinha anunciado que o gigante da Internet tinha sido multado em 25 mil dólares (19 mil euros), numa altura em que o relatório da Comissão era ainda reservado.

O relatório da FCC indica que um trabalhador da Google, identificado apenas como «engenheiro Doe» informou em 2007 e 2008 os colegas sobre a natureza sensível dos dados que estavam a ser recolhidos.

Contudo, a Google apenas admitiu publicamente que tinha recolhido esses dados em Maio de 2010, provocando fortes críticas dos reguladores e uma onda de contestação dos defensores da privacidade.

A Sophos salienta que a coima aplicada à Google é notavelmente baixa e observa que para uma companhia com aquela dimensão a multa de 25 mil dólares é vista como uma sanção sem significado.

Ainda sem comentários