A consultora a analista de mercado Strategy Analytics indicou que a Samsung ultrapassou a Nokia e liderou o mercado de telemóveis no primeiro trimestre, com 93,5 milhões de unidades vendidas (mais 35,7% homólogos) e uma quota de 25,4% do mercado mundial.
A Nokia, com vendas de 82,7 milhões de terminais, uma queda homóloga (face ao mesmo período do ano precedente) de 23,8%, ficou com uma quota de 22,5% e perdeu a liderança do mercado mundial de telefones móveis.
A Apple manteve o terceiro lugar e quase duplicou as suas vendas (aumento de 88,7%), para 35,1 milhões de iPhones, ficando com uma quota de 9,5%.
Os três maiores fabricantes representaram 57,4% do mercado e os dois primeiros quase metade (48,0%).
As vendas mundiais de telemóveis no primeiro trimestre de 2012 ascenderam a 368,0 milhões de terminais, um aumento homólogo de 3,3%.
Alex Spektor, director da Strategy Analytics, destacou que as vendas de telefones móveis contraíram-se em mercados desenvolvidos como a Europa Ocidental e os Estados Unidos, o que explica que as vendas apenas tenham aumentado pouco mais de 3%.
Recordou que cinco anos depois de ter conquistado à Motorola o segundo lugar mundial, a Samsung chegou no primeiro trimestre de 2012 à lidderança do mercado de telemóveis.
Neil Mawston, director executivo da consultora, recordou que a Nokia liderou o mercado mundial durante 14 anos, entre 1998 e 2011, mas as vendas de telefones tradicionais de gama baixa nos mercados emergentes foram afectadas e os smartphones Lumia de gama alta, com Windows Phone, não compensaram o rápido declínio das vendas de terminais com a plataforma Symbian.
Tom Kang, director da Strategy Analytics, salientou que a Apple atingiu no primeiro trimestre a sua maior quota de mercado de sempre, com uma forte procura do novo iPhone 4S nos Estados Unidos e no Japão, enquanto o recente lançamento daquele modelo na China contribuiu para o rápido crescimento.
Kang espera que a Apple continue a crescer no segundo trimestre, em curso, mas adverte que o próximo lançamento do novo Samsung Galaxy S3 pode fazer abrandar o crescimento das vendas de iPhones nalgumas regiões, se o modelo da marca sul coreana for bem recebido pelos operadores e consumidores.