Reino Unido: 11% dos discos rígidos em segunda mão levam informação pessoal

Publicado em 26/04/2012 00:08 em Destaques

Um estudo das autoridades britânicas revela que 11% dos discos rígidos vendidos em segunda mão contêm informação pessoal recuperável do primeiro proprietário, revelou a empresa de asegurança Sophos.

A conclusão surge a partir de um estudo baseado em 200 discos rígidos de computador, 20 «pen» USB e 10 telemóveis adquiridos pelo grupo NCC, a quem foi adjudicado o estudo.

Os dispositivos foram depois analisados e os «alarmantes resultados» foram que mais de um em cada 10 continha dados pessoais dos seus anteriores proprietários ou esses dados eram passíveis de ser recuperados, segundo as autoridades britânicas.

Outros 37% continham dados não pessoais, 14% estavam danificados e eram ilegíveis e apenas 38% tinham todos os dados completamente apagados.

Dos ficheiros examinados, 34 mil tinham informação pessoal ou empresarial, incluindo documentos bancários, passaportes digitalizados, certidões de nascimento, informação de empregados, fotos de família e informação médica e fiscal.

A Sophos salienta que tem advertido para o risco de dados sensíveis contidos em discos caírem em mãos erradas devido ao apagamento não definitivo dos dados de discos rígidos e aconselha a encriptação de dados.

A Sophos afirma que viu detalhes de um milhão de clientes de um banco num disco rígido vendido no sítio de leilões online eBay, por 35 libras (43 euros).

Acrescenta que este tipo de situações se deve muitas vezes a um trabalho defeituoso de empresas contratadas para destruirem definitivamente os dados contidos nos discos.

Ainda sem comentários