Aplicações impulsionam compra de smartphones em mercados emergentes

Publicado em 24/04/2012 00:13 em Destaques

Um estudo do fabricante sueco de equipamentos de telecomunicações Ericsson indica que as aplicações impulsionam a compra de smartphones nos mercados de forte crescimento.

O estudo, realizado na Índia, Rússia e Brasil entre proprietários de smartphones na faixa etária dos 15 aos 54 anos, indica que 69% deles utilizam «apps» diariamente para acederem à Internet.

Quanto às principais razões para a compra de smartphones, 43% dos inquiridos apontaram o melhor e mais rápido acesso à Internet, 33% o acesso a mais «apps», 26% o melhor software e sistemas operativos, 23% o estar actualizado com a última tecnologia, 20% a disponibilidade de tecnologia «touch screen», 18% o melhor hardware e memória e 17% a resolução superior do ecrã e as suas maiores dimensões.

As principais utilizações dos smartphones naqueles mercados emergentes são a procura de locais, utilização de mapas e informação de tráfego, ver televisão, ver filmes no terminal, jogar online, acesso a redes sociais e ver notícias .

O inquérito revela que os novos utilizadores de smartphones aderem às aplicações a um ritmo semelhante ao dos utilizadores mais antigos e um quinto fazem um uso intensivo das aplicações.

No entanto, quase dois em cada cinco proprietários de smartphones raramente ou nunca visitam lojas de aplicações oficiais online.

A maioria dos utilizadores têm até 25 «apps» nos seus smartphones mas fazem um uso frequente dessas aplicações.

As aplicações mais utilizadas diariamente naqueles três grandes mercados emergentes são as de acesso às redes sociais (49%), de «messaging» ou «chats» (39%), de previsão meteorológica (31%), para procurar informações (29%), de notícias (26%), de utilidades e ferramentas (25%) e de jogos (20%).

Mais de dois quintos (41%) dos utilizadores geralmente adiam a importação de aplicações até estarem num local em que podem aceder à Internet por Wi-Fi e metade fazem download através de computadores pessoais para pouparem tráfego Internet móvel.

Ainda sem comentários