Toshiba anuncia liderança do mercado de portáteis

Toshiba anuncia liderança do mercado de portáteisPublicado em 11/04/2012 20:37 em Destaques

A Toshiba anunciou hoje que foi líder de vendas de computadores portáteis em Portugal em 2011 e que se manteve como número um no primeiro trimestre

Em conferência de imprensa para apresentar 12 novos portáteis para o mercado de consumo, os responsáveis da empresa assinalaram que Portugal é o único país em que a Toshiba lidera o mercado de computadores portáteis.

Jorge Borges, director de Marketing da Toshiba Portugal, assinalou que os novos portáteis, que deverão chegar ao mercado até ao início de Maio, vêm com os novos processadores Intel de terceira geração que deverão ser anunciados pela líder mundial de semi-condutores ainda em Abril.

Observou que entre os novos modelos está o Satellite P855, o primeiro desta família a permitir ver imagens 3D sem óculos especiais.

Em relação às televisões, Jorge Borges indicou que a Toshiba foi a quarta marca mais vendida no ano passado mas no semestre Outubro de 2011/Março de 2012 ficou em terceiro lugar no mercado.

Sublinhou que a Toshiba tem televisões de topo, com tecnologias diferenciadoras, mas está presente em toda a gama e todos os segmentos de preço.

O director de marketing da Toshiba assinalou que metade dos 27 novos modelos de televisão hoje lançados têm capacidade de ligação Web e um deles permite ver imagens 3D com óculos especiais.

Cláudia Mendes, gestora de produto de portáteis de consumo, assinalou que a família Satellite L é a mais acessível mas traz processadores Intel de terceira geração,USB 3.0 e bluetooth 4.0.

A família Satellite C é a gama média da Satellite enquanto a família P vem processadores Intel Quad Core i7 de última geração, placas gráficas NVIDIA, 4 portas USB 3.0, bluetooth 4.0, tecnologia Wireless Display (Wi-Di) da Intel, HDMI com suporte 3D, conversão 2D/3D, disco rígido até 1 terabyte de capacidade e ecrã retro-iluminado.

Cláudia Mendes indicou que estes modelos se dirigem a utilizadores que pretendem um portátil com maior potência e performance e para aplicações multimedia de alta definição.

Finalmente, o novo Qosmio X870, vocacionado para jogos, tem tecnologias semelhantes ao Satellite P e vem com 16 gigabytes (Gb) de memória RAM, em quatro slots.

Ana Paula Martins, gestora do produto televisão, apresentou um conjunto de novos televisores que cobre as diversas gamas de mercado, com funcionalidades avançadas e diversas dimensões de ecrãs.

Ana Martins apresentou também a nova linha de leitores Blu-ray da Toshiba, com três novos modelos, que estão já disponíveis em Portugal.

João Amaral, responsável ibérico da Toshiba e director-geral em Portugal, assinalou que a companhia japonesa está a lançar produtos inovadores em contraciclo, observando que é preciso lançar tecnologia apelativa para que os consumidores optem por susbstituir os seus produtos antigos por outros mais avançados.

João Amaral assinalou que o preço médio dos portáteis tem tendência a baixar devido ao reforço das vendas na entrada de gama, com 80% dos portáteis vendidos com preços até 600 euros.

Contudo, observou que os preços dos componentes estão a aumentar e a tendência a médio prazo é para os preços voltarem a subir porque já se atingiu um patamar mínimo e as margens estão muito esmagadas.

Ainda sem comentários