Microsoft inaugurou nova sede em Lisboa

Publicado em 10/04/2012 16:45 em Destaques

A Microsoft inaugurou hoje a nova sede em Lisboa, denominada Microsoft Lisbon Experience (MLXe), que dá suporte a novos conceitos de trabalho, baseados em tecnologias de comunicação sem fios, e representará uma despesa de capital de cerca de 20 milhões de euros em 10 anos.

Cláudia Goya, directora-geral da Microsoft Portugal, afirmou que a nova sede se destaca por traduzir um novo conceito de trabalho alavancado no que de melhor a tecnologia oferece mas visando alcançar também os melhores níveis de motivação e traduz uma abertura à comunidade, com condições de eleição para realização de reuniões internas e externas.

Falando na cerimónia de inauguração, Cláudia Goya destacou que a sede da Microsoft Portugal se destaca pela aposta no design e decoração nacional, desde o candeeiro no «hall» de entrada concebido por um artesão do Porto, ao pavimento em cortiça, ao isolamento das salas com burel de manteigas, sofás e candeeiros de produção nacional, ou faianças de Bordalo Pinheiro e vidros da marinha Grande.

A directora-geral da filial portuguesa garantiu o compromisso da Microsoft com o sucesso da economia portuguesa, adiantando que tem uma rede de 4 mil parceiros no país e que por cada euro gerado para a Microsoft o ecossistema ganha 10,53 euros.

Apontou o papel da Microsoft Portugal no apoio à educação, à formação e aos programadores portugueses (100 mil a cooperar com a empresa), e às empresas em fase de arranque («start-up»), indicando que aqui se desenvolveram alguns projectos pioneiros.

O presidente executivo da multinacional, Steve Balmer, em mensagem vídeo, garantiu que a Microsoft quer ajudar Portugal a recuperar o caminho do crescimento económico e considera que o país tem «um extraordinário potencial, mesmo neste contexto mais desafiante.

Marcos Santos, director da Microsoft, apresentou novas formas de interacção com a tecnologia, com um exemplo de navegação por gestos e outro por voz, totalmente desenvolvidos em Portugal pela Microsoft em colaboração com universidades.

O Presidente da República, Cavaco Silva, que presidiu à inauguração, salientou a aposta da Microsoft em actividades de investigação e desenvolvimento (I&D) em Portugal, citando o centro de investigação de linguagem e interacção natural (o primeiro fora dos Estados Unidos) e destacando os projectos de I&D em colaboração com universidades.

A companhia indica que o Microsoft Lisbon Experience, num edifício arrendado com 6 369 metros quadrados, não tem lugares fixos para 90% dos 445 trabalhadores da Microsoft Portugal, que usam exclusivamente tecnologias móveis, tem 40 quilómetros (Km) de cabos de telecomunicações e 20 Km de cabos eléctricos, dispõe de 78 salas de reuniões internas com 1096 metros quadrados e 28 salas para reuniões externas com 1500 metros quadrados.

Das salas de reuniões internas, meia centena destina-se a «brainstorming» e produção de ideias.

A nova sede inclui, ainda, um centro de demonstração de tecnologias de consumo, um centro de I&D e um centro de suporte técnico europeu.

Ainda sem comentários