A multinacional de tecnologias sul-coreana Samsung anunciou que vai investir cerca de 7 mil milhões de dólares (5,3 mil milhões de euros) na China para produzir chips de memória para dispositivos móveis.
O investimento inicial, provavelmente numa fábrica situada em Xi’an, é de 2,3 mil milhões de dólares (mais de 1,7 mil milhões de euros) mas deverá totalizar 7 mil milhões de dólares nos próximos anos.
A companhia sul-coreana indicou que está a «considerar» construir uma fábrica em Xi’an para produzir memórias flash NAND com tecnologia de 10 nanometros para telemóveis e leitores de música, para ir ao encontro da crescente procura de produtos NAND.
A Samsung produz actualmente memórias para os iPhone e iPad, da Apple, assim como para os equipamentos móveis da sua marca.
A empresa concluiu em Setembro de 2011 a construção de uma fábrica de produção de memórias flash NAND, um investimento de 10,6 mil milhões de dólares (8,0 mil milhões de euros) na Coreia do Sul, e dispõe de uma fábrica em Austin (Texas, Estados Unidos) que produz chips de memória e processadores para terminais móveis.
O grupo Samsung deverá investir em 2012 cerca de 6,5 milhões de dólares (mais de 4,9 mil milhões de euros) em tecnologia de chips para smartphones e tablet PC, como parte de um programa mais vasto de investimentos da multinacional de tecnologias.