A tecnológica portuguesa Inosat anunciou que, em parceria com a Gaffashion, que comercializa objectos de moda, desenvolveu um dispositivo de localização GPS que ajuda a recuperar carteiras perdidas ou roubadas.
O dispositivo desenvolvido pela Inosat tem reduzidas dimensões e é inserido no interior de carteiras Gaffashion.
Em comunicado, a Inosat afirma que o localizador envia alertas automáticos em tempo real para o telemóvel do utilizador e permite a gravação da rota do portador da carteira.
A tecnologia tem outras aplicações como acompanhar o dia-a-dia de pessoas idosas com doenças incapacitantes.
A Inosat adianta que a Junta de Freguesia de Matosinhos está a utilizar o novo dispositivo para acompanhar em tempo real a movimentação de pessoas com a doença de Alzheimer, face à frequência com que são encontrados nas ruas daquela cidade idosos com Alzheimer que não têm qualquer identificação e não sabem regressar a casa.
A Inosat, companhia portuguesa especializada em gestão de frotas e localização pessoal, fundada em 2000, tem actualmente 40 mil unidades de localização de veículos em frotas empresariais e desenvolveu soluções de localização de viaturas, pessoas, objectos e animais.
A tecnológica nacional assinala que tem presença internacional em Angola, Argélia, Brasil, Chile, Espanha, Estónia, França, Grécia, Marrocos, Moçambique, Nigéria, Peru e República Checa.