Representantes da Comissão, do Conselho e do Parlamento europeus chegaram a um acordo preliminar sobre novas regras europeias para o «roaming», na sequência de uma proposta de 2011 da Comissão Europeia, anunciou a UE.
Está previsto que o Parlamento Europeu dê luz verde a este acordo em Maio de 2012 e que as novas regras entrem em vigor a 1 de Julho próximo, uma boa notícia para os consumidores europeus que viajam.
As novas regras visam aumentar a concorrência no mercado de roaming e impor limites aos preços daqueles serviços, incluindo um novo preço máximo para o roaming, medidas que farão baixar progressivamente os preços do roaming.
A vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, que tem o pelouro da agenda digital, sublinha que os consumidores são afectados pelos elevados preços do roaming» mas que o acordo alcançado vai permitir uma solução estrutural de longo prazo, com preços mais baixos, maior capacidade de escolha para os consumidores e novas condições para o tráfego Internet de dados.
A partir de 1 de Julho de 2014, os consumidores europeus poderão optar por um contrato de «roaming» separado do contrato nacional de comunicações móveis, aproveitando os preços mais vantajosos, indica a Comissão.