Microsoft e Nokia investem até 18 milhões euros em programa de desenvolvimento de aplicações móveis

Publicado em 27/03/2012 10:38 em Destaques

A Microsoft e a Nokia anunciaram que vão investir cada uma até 9 milhões de euros nos próximos três anos, num total de até 18 milhões, num programa de desenvolvimento de aplicações móveis (AppCampus) na universidade finlandesa de Aalto.

O programa foi concebido para fomentar o desenvolvimento de aplicações móveis inovadoras para e ecossistema Windows Phone e, adicionalmente, para plataformas da Nokia, incluindo a Symbian e séries 40, para ajudar a criar uma geração de novas empresas de aplicações móveis.

Em comunicado, a Microsoft e a Nokia indicam que o programa AppCampus, que se iniciará em Maio próximo, será conduzido pela universidade de Aalto, que tem uma reputação crescente como berço de novas empresas («startups») e pretende conseguir que surjam milhares de propostas de novas aplicações de estudantes e empreendedores de todo o mundo.

O programa AppCampus propiciará aos interessados apoio, formação em tecnologias móveis e design e financiamento na criação de novas aplicações e serviços móveis, enquanto o Windows Phone Marketplace e a Nokia Store oferecerão oportunidades globais de negócio aos participantes.

Os participantes no programa terão a orientação de veteranos das indústrias móveis, que os ajudarão a comercializar as suas ideias salvaguardando os direitos de propriedade intelectual das suas inovações, indica o comunicado.

Jirki Katainen, primeiro-ministro da Finlândia, afirmou segunda-feira no lançamento do AppCampus, que a indústria finlandesa de tecnologias da informação e comunicações (TIC) e a sua base de conhecimento é uma das mais competitivas do mundo, particularmente na área móvel, observando que o mercado do país é pioneiro na adopção de novas tecnologias.

A Microsoft e a Nokia assinaram no início de 2011 um acordo de parceria que, entre outros pontos, estipulava que a plataforma Windows Phone, da Microsoft, seria prioritariamente adoptada pela Nokia para a carteira de smartphones da marca finlandesa.

Ainda sem comentários