A Autoridade Nacional de Comunicações (ICP/ANACOM) anunciou hoje a emissão dos títulos unificados de direito de utilização de frequências, que viabilizam o arranque de serviços móveis de quarta geração, PT e Vodafone Portugal anunciaram o começo imediato de comercialização dos serviços 4G.
A Vodafone Portugal anunciou a 30 de Janeiro o lançamento até 9 de Fevereiro dos serviços Long Term Evolution (LTE), com velocidades até 100 megabits por segundo (Mbps), mas a suspensão da atribuição de licenças pela ANACOM impediu a concretização do anúncio.
A Vodafone anunciou em comunicado que arranca hoje com cobertura de quarta geração móvel numa «mancha significativa» de Lisboa e Porto, em todas as capitais de distrito do Continente e no Funchal e Ponta Delgada.
Por seu turno, a PT lançou também hoje do serviço móvel de quarta geração, garantindo que cobrirá mais de 80% da população portuguesa no próximo mês de Abril.
A Vodafone indica que inicia o serviço móvel de quarta geração com a disponibilização de uma «pen» de banda larga 4G e que fornecerá outros equipamentos móveis de quarta geração, como smartphones e tablet PC, logo que disponíveis.
A Vodafone iniciou a campanha «Pioneiros 4G», que dará a quem se inscrever acesso à «pen» K5005 para quarta geração móvel por metade do preço e desconto de 50% no plano 4G escolhido durante dois anos.
Assim, os Pioneiros 4G da Vodafone Portugal só pagarão durante 24 meses metade dos 49,99 euros que custa o plano de 50Mbps ou dos 59,99 euros do plano de 100 Mbps.
Por sua vez, a PT anunciou as ofertas TMN 4G e MEO 4G, que incluem não só Internet móvel mas também televisão e música.
A PT vai também fornecer velocidades de 50 Mbps ou 100 Mbps com a tecnologia móvel de quarta geração por preços a partir de 49,99 euros e anuncia que por um valor adicional de 15 euros por mês será possível partilhar o acesso à Internet entre computadores, tablet PC ou smartphones.