As vendas dos fabricantes de computadores pessoais na Europa Ocidental caíram 16,0% no último trimestre do ano passado, para 16,29 milhões de unidades, indicou a consultora e analista de mercado Gartner.
O relatório da Gartner assinala que se trata do quarto trimestre consecutivo de queda de vendas de computadores na zona, apesar dos agressivos preços praticados.
Meike Escherich, analista principal da Gartrner, considera que a atenção dos consumidores foi captada por dispositivos concorrentes com os PC, como smartphones, tablet PC e e-readers.
A Gartner indica que no quarto trimestre a procura de computadores foi particularmente afectada na Europa do Sul (Itália, Grécia, Portugal e Espanha), com quedas da procura superiores a 30%.
Na Europa Ocidental, a queda na procura de portáteis no quarto trimestre ascendeu a 17,5% e as vendas de computadores de secretária («desktops») reduziram-se 12,1%.
No segmento empresarial/profissional as vendas de computadores baixaram 13,5% no período em análise e no segmento de consumo a quebra atingiu 18%.
A HP continuou no quarto trimestre a liderar as vendas de computadores na Europa Ocidental, com 3,61 milhões de unidades colocadas (menos 15,7%) mas um crescimento marginal de quota de mercado, para 22,2%.
A Acer manteve o segundo lugar mas as suas vendas caíram 46,1%, para menos de 2,18 milhões de PC, e o seu peso no mercado recuou 7,4 pontos, para 13,4%, enquanto as vendas da Asus subiram 1,5%, para 1,88 milhões de máquinas, e a sua quota subiu 2 pontos percentuais, para 11,5%.
A Dell teve uma quebra de 9,5%, para menos de 1,72 milhões de unidades, mas a sua quota de mercado subiu para 10,5%.
A chinesa Lenovo teve o maior crescimento de vendas entre as principais marcas (13,9%), com quase 1,42 milhões de unidades vendidas, e a sua parte do mercado da Europa Ocidental aumentou 2,3 pontos, para 8,7%.
As vendas no mercado do Reino Unido baixaram 19,6% no quarto trimestre, para 2,95 milhões de computadores, e estão em queda há cinco trimestres, as vendas em França somam seis trimestres de declínio e diminuíram 11,8%, para 2,76 milhões de unidades, e as vendas na Alemanha estão também em queda pelo sexto trimestre consecutivo, para 3,61 milhões de PC, uma descida de 8,2%.