Coreia do Sul lider mundial de FTTH/B

Publicado em 17/02/2012 00:50 em Destaques

A Coreia do Sul lidera na fibra óptica a nível mundial, com uma taxa de penetração de fibra até casa (FTTH) e fibra até ao edifício (FTTB) de 58%, revelou o FTTH Council Europe, que quinta-feira concluiu a sua conferência em Munique.

Em segundo lugar surgem os Emiratos Árabes Unidos, com 56% de casas passadas (com possibilidade potencial de acesso ao serviço), seguindo-se a grande distância Hong Kong, com 45%, e o Japão, com 42%.

Em quinto lugar aparece a Formosa (Taiwan), com 29%, seguido da Lituânia, Noruega, Suécia e Bulgária. Portugal surge neste ranking mundial de 30 países com pelo menos 1% de taxa de penetração do FTTH/B em 18.º lugar, excedendo já claramente os 5%.

Os países com maior número de casas passadas são o Japão (22,2 milhões), China (16,9 milhões), Coreia do Sul (10,4 milhões), Estados Unidos (9,6 milhões) e Rússia (4,5 milhões).

Nesta lista, a Rússia aparece em 12.º lugar, os Estados Unidos em 13.º e a China em 21.º.

Malásia e Canadá entraram pela primeira vez neste ranking, mas o FTTH Council manifesta preocupação por não haver novas entradas de países europeus na lista dos que têm taxas de penetração FTTH/B de 1% ou mais. Destaca, também, o crescimento que se está a verificar nesta tecnologia em países da América Latina, apesar de nenhum estar ainda representado, tal como a África, onde nenhum país atingiu aquela meta.

Ainda sem comentários