O presidente executivo (CEO) da PT, Zeinal Bava, apresentou hoje o novo serviço «MEO Kanal de Comunicação», que permite aos clientes daquele serviço criarem o seu próprio canal e partilharem-no com os seus amigos subscritores do MEO ou com todo o universo de clientes da televisão por subscrição da PT.
Em conferência de imprensa, Zeinal Bava disse que o que a PT está a anunciar «é uma revolução», nomeadamente porque deixa de se contabilizar quantos canais tem cada operador e o MEO vai multiplicar o número de canais que disponibiliza.
O CEO da PT salientou que o serviço foi desenvolvido pela PT Inovação e pelo SAPO durante 15 meses e só era do conhecimento de algumas dezenas de pessoas, tendo se mantido a confidencialidade ao longo deste tempo.
Zeinal Bava afirmou que o desenvolvimento do Meo Kanal foi patenteado e pode ter na história da PT um efeito semelhante ao que teve o lançamento dos cartões pré-pagos para telemóveis (o Mimo, lançado pela TMN, inovou a nível mundial e permitiu ao operador móvel da PT chegar à liderança do mercado).
Zeinal Bava sublinhou que o MEO, lançado em Outubro de 2008, tem tentado seguir as tendências futuras da televisão e alterar o modo como se vê televisão em Portugal.
Acrescentou que a PT foi pioneira na alta definição e o MEO foi dos primeiros a disponibilizar canais 3D, fez a aposta na largura de banda, que inclui a fibra óptica, e fez algo revolucionário a nível europeu, com funções de controlo avançado como a gravação remota ou a funcionalidade «restart TV».
Zeinal Bava observou que o Meo apostou na interactividade, em áreas como a música ou o desporto, e lançou o Play2TV, que permite ver na trelevisão conteúdos residentes em tablet PC ou smartphones e o MEO Go, que permite ver em computador, tablet PC ou smartphones, por Wi-Fi ou 3G, programas que passam na televisão.
O CEO da PT reconheceu que a primeira incursão da PT nas redes sociais correu mal mas que o Meo Kanal permite a criação de redes sociais privadas entre clientes da televisão por subscrição da PT.
Adiantou que a criação de um canal no MEO se faz em computador de forma intuitiva, sem necessidade de fazer download de qualquer software, sendo atribuído logo um número de canal, que não tem de ser aceite porque o utilizador pode pedir ao sistema que gere novo número até encontrar um que lhe agrade.
O canal construído, que terá o nome escolhido pelo seu autor, pode ser privado, apenas acessível apenas a uma rede de contactos e protegido através de PIN, ou público, disponível para todos os clientes do serviço MEO, indicou.
Cada cliente pode ter no máximo três canais privados e três públicos.
O autor do canal pode transferir para o canal vídeos ou criar «slideshows» de fotografias e seleccionar conteúdos e arrastá-los para o espaço de programação do canal para ficarem disponíveis em data e hora determinada.
Bava indicou que cada autor pode fazer uma programação semanal do seu canal, com os conteúdos que serão emitidos no dia e hora definidos.
O CEO da PT estimou que em 2020 a geração C (nascida a partir de 1990 e que utiliza intensivamente tecnologia e as redes sociais) em 2020 vai interagir diariamente com outras 200 e 300 pessoas.
O líder do grupo PT destacou que depois de os clientes terem começado a utilizar o botão azul do comando para serviços interactivos e o vermelho para canais interactivos, podem usar agora usar o verde para aceder ao MEO Kanal.
A dúvida é o que virá a seguir para o botão amarelo, ainda disponível, dado que o CEO da PT garante que o grupo vai continuar a inovar e a antecipar as tendências futuras da televisão.