A Google anunciou que está a apostar no aumento da segurança do «Android Market», loja online de venda de aplicações para o sistema operativo Android, e que está a fazer a análise automática das aplicações submetidas ao mercado para detectar malware.
A decisão da Google surge na sequência de vários relatórios que enfatizavam que a falta de processos de aprovação das aplicações punha em risco a segurança dos utilizadores da plataforma Android.
A analista de mercado Juniper Networks indicou no fim de 2011 que o malware para Android cresceu 472% entre Julho e Outubro e que só em Outubro aumentou 110%.
A Juniper garantia que esse crescimento do software malicioso na plataforma Android estava relacionada com o facto de qualquer um poder desenvolver e publicar uma aplicação no Android Market.
Aquela consultora garantia que para colocar aplicações na loja online da Google para o Android apenas era necessário arranjar uma conta de desenvolvedor e pagar 25 dólares (menos de 19 euros).
A Juniper afirmava que ninguém controlava se a aplicação faz o que é anunciado e que os desenvolvedores de software apresentavam a aplicação da forma que entendem.
Agora, segundo a Google, o serviço denominado «Bouncer» faz uma análise automática do software sem pedir aprovação aos desenvolvedores.
A Google garante que o «Bouncer» corre um conjunto de análises das novas aplicações, das aplicações já existentes no Android Market e das contas de desenvolvedores, procurando vírus, software espião e cavalos de Tróia e analisando se o comportamento das aplicações pode indiciar a existência de malware.