O Nokia Lumia, o primeiro smartphone Nokia Windows Phone 7.5, que chega quinta-feira a Portugal, oferece a melhor experiência Windows Phone do mercado e vem parametrizado para Portugal, revelou Luís Peixe, director-geral da Nokia Portugal.
Na apresentação dos novos modelos Nokia com Windows Phone Mango, o Lumia 800 e o Lumia 710, Luís Peixe sublinhou que estes smartphones vêm localizados para Portugal, com aplicações específicas, que oferecem experiências únicas aos utilizadores.
Indicou que o Lumia dá acesso muito fácil ao correio electrónico, às redes sociais e a messaging e o Microsoft Office funciona de forma muito fácil no novo smartphone da Nokia.
Luís Peixe sublinhou que a Nokia Portugal e a Microsoft Portugal estão a desenvolver um ecossistema nacional apoiando e dando formação a desenvolvedores de aplicações, parceiros e retalhistas para inovar rapidamente e apresentar produtos que façam a diferença para os utilizadores.
O director-geral da Nokia em Portugal garantiu que os novos smartphones da marca têm funcionalidades uteis e diferenciadoras, reflectindo uma forte aposta no desenvolvimento local.
Entre as aplicações exclusivas portuguesas destacou a da Brisa, que permite calcular o custo das portagens num percurso, informações sobre obras ou acidentes e aceder às câmaras colocadas nas auto-estradas daquela concessionária.
A aplicação Lifecooler dá informações sobre restaurantes, hotéis, locais de interesse, património e natureza ou produtos regionais e a aplicação TVI permite seguir a emissão em directo, ver o guia TV ou visualizar vídeos de programas.
Os Nokia Lumia 800 e 710 trazem, entre as funcionalidades instaladas, o «Nokia Conduzir», um dispositivo de navegação por voz com uma interface para utilização no telemóvel, e o «Mix Rádio», que dá acesso a streaming de música gratuita, estando disponível a selecção por géneros musicais preferidos, com mais de 100 canais de música, incluindo portuguesa.
Luís Peixe adiantou que os dois modelos têm um processador de 1,4 gigahertz (GHz), o Lumia 800 tem câmara de 12 megapíxeis, vídeo HD e 16 gigabytes (Gb) de memória interna, enquanto o Lumia traz câmara de 5 megapíxeis.
Cláudia Goya, directora-geral da Microsoft Portugal, salientou que o Nokia Lumia localizado para Portugal traz um botão de acesso directo ao motor de busca «Bing» em português, que está já disponível em versão beta.
Cláudia Goya disse que o Windows Phone é uma pilar fundamental na estratégia da Microsoft porque é um terceiro ecrã complementar dos computadores e da televisão.
Defendeu que o Windows Phone é «um sistema operativo absolutamente inovador» e QUE a parceria da Microsoft com a Nokia, especialista no desenho de terminais móveis, «é uma grande mais valia para os consumidores».
O Lumia 800 custa 549,90 euros livre de operador, e o 710, que chega ao mercado português na próxima semana, custará 339,90 euros, também livre de operador.
Luís Peixe salientou que o Nokia Lumia estará dispoonível em Portugal nos três operadores de comunicações móveis.