A Direcção da companhia canadiana Research in Motion (RIM), fabricante da marca Blackberry, anunciou hoje a nomeação com efeitos imediatos de Thorsten Heins como presidente e CEO da empresa.
Heins substitui a dupla de co-CEO Mike Lazaridis e Jim Balsillie.
Em comunicado, o Board de directores da RIM afirma que pediu aos dois co-CEO que implementem um plano de sucessão e anuncia que Mike Lazaridis é nomeado vice presidente e que Jim Balsilie se mantém na administração.
A Direcção da RIM tem vindo a sofrer uma crescente pressão dos accionistas da companhia para alterar a liderança perante a perda de quota de mercado da empresa face aos principais concorrentes na área dos smartphones, nomeadamente no confronto com a Apple e com a plataforma Android, da Google, adoptada por vários fabricantes de smartphones e tablet PC.
Thorsten Heins de 54 anos, saiu da Siemens Communications Group em Dezembro de 2007, data em que ingressou na RIM como vice-presidente sénior da área de engenharia de hardware. Assumiu funções de COO (administrador executivo operacional) para a área de produto e vendas em Agosto do ano passado.
Heins, citado no comunicado, afirmou que a RIM tem fundações sólidas, dispõe de uma liquidez de cerca de 1,5 mil milhões de dólares e tem uma dívida negligenciável, no último trimestre teve receitas de 5,2 mil milhões de dólares, um aumento homólogo de 35%, e dispõe de uma base mundial de mais de 75 milhões de clientes.
Assinalou que quando uma companhia cresce tão rapidamente como aconteceu com a RIM, surgem inevitavelmente situações de abrandamento.